CAMSA Entrevista Secretário Municipal de Saúde de São Carlos

0 Comentários // em CAMSA Medicina Notícias Rede Escola São Carlos SUS // 7 de abril de 2012

CAMSA Entrevista Secretário Municipal de Saúde de São Carlos

Estudantes do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Centro Acadêmico Medicina Sérgio Arouca (CAMSA) realizaram no dia 21 de março de 2012 na Secretaria Municipal de Saúde entrevista com o atual Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcus Vinícius Bizarro. Foram abordados temas gerais relacionados à Rede Escola de Cuidados à Saúde do município, a construção do Hospital Escola Municipal e o plano de trabalho para sua gestão.

Sobre a inserção dos estudantes na Rede Escola destacou seu processo de criação, como uma necessidade do modelo implantado pelo Curso de Medicina. Também revelou que este processo, na sua visão, ainda apresenta dificuldade para sua consolidação mas pretende sempre aumentar a participação da UFSCar na Rede.

Tratou também da construção do Hospital Escola Municipal (HEM) afirmando que estará concluida até o meio do ano de 2012. Afirmou que nos 6 meses posteriores será realizado processo de compra de equipamentos que já conta com plano de trabalho aprovado. Apontou as dificuldades para o financiamento do hospital que, após aberto, necessitará ser credenciado num processo que é uma mescla de trabalho técnico e político. Destacou que São Carlos está inserida em uma região de assistência à saúde (RAS 13) composta por cidades como Araraquara, Franca, Barretos e Ribeirão Preto, que já oferecem muitos serviços de saúde. Disse ainda que os 200 leitos inicialmente planejados para o HEM são muitos e que, apra se inserir como serviço de saúde necessário à RAS 13 pretende reverter parte desses leitos de enfermaria em leitos de terapia intensiva (UTI), totalizando assim, 65 leitos de UTI no hospital.  Assim, diz, o hospital seria sustentável.

Sobre o Programa de Saúde da Família em São Carlos comentou sobre problemas de inadequacao estrutural e que existe um dilema entre construir novas unidades ou reformar casas disponíveis nos bairros. Diz que é mais rápido reformar e algumas ações estao sendo realizadas para que o município passe de 18 equipes de Saúde da Família paara 25 no final de 2012.

Por fim afirmou que o plano de trabalho da nova adminsitração da Secretaria Municipal de Saúde é o mesmo, em linhas gerais, estabelecido no plano de governo da atual gestão municipal. Destacando a expansão doPSF e ao mesmo tempo suprir as demandas dos atendimento ambulatoriais e hospitalares. Destaca o planejamento do atendiemnto do HEM em conjunto com o atendimento da Santa Casa de Misericórdia de São  Carlos e o projeto de  informatizacao das unidades e implantação de prontuário eletronico.

Confira a entrevista na íntegra