Estudantes do Curso de Medicina da UFSCar realizam Assembleia e apontam deficiências

0 Comentários // em CAMSA Medicina Rede Escola São Carlos UFSCar // 6 de setembro de 2012

Assembleia dos Estudantes - 02/09/2012

Na última terça-feira, dia 03 de setembro de 2012, o Centro Acadêmico Medicina Sérgio Arouca, orgão representativo dos  Estudantes do Curso de Medicina da UFSCarr, realizou uma Assembleia Geral que contou com a participação de mais de 100 estudantes.

Teve como pautas principais as deficiências que o Curso de Medicina enfrenta para sua existênc ia, tanto internas quanto externas. Os estudantes pontuaram suas insatisfações com a forma pela qual a Universidade tem enfrentado a implantação deste curso que neste ano já forma a sua segunda turma. No âmbito interno destacaram a ineficiência e inércia da administração superior da UFSCar, a burocracia do serviço público, a desestruturação pedagógica e a falta de coesão interna dos docentes vinculados ao Departamento de Medicina da UFSCar. Foi destacado, externamente, a ruptura de todos os pactos acordados entre a Prefeitura Municipal de São Carlos e a UFSCar, na época de implantação do Curso, há 7 anos com destaque para o reduzido número de Unidades de Saúde da Família disponíveis na rede de saúde do município e para a não conclusão das obras do Hospital Escola Municipal Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci que se iniciaram no ano de 2005 e até hoje, 7 anos depois, ainda não foram concluídas.

Além disso iniciaram discussão sobre a possibilidade de redução do número de vagas ofertadas anualmente, que passariam das atuais 40 para apenas 20. Na contramão das solicitações do Ministério da Educação que solicitou tecentemente a ampliação da oferta de vagas, é uma proposta que ainda será discutida em reunião do Conselho de Curso. Esta alternativa seria uma tentativa de manter o Curso de Medicina da UFSCar em funcionamento.

Por fim, os Estudantes deliberaram pela formação de Grupos de Trabalho para discutirem os muitos problemas enfrentados e decidiram realizar diversas manifestações em prol de um ensino de excelência de fato.

Estudantes do Curso de Medicina da UFSCar realizam Assembleia e apontam deficiências

Sobre o Autor

Escrito por: | Visitar Website

Deixe um comentário!

*required

XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • RSS
  • Email
  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • Flickr
  • YouTube