PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UFSCar

0 Comentários // em CAMSA Greve Movimento Estudantil Paralisação Rede Escola UFSCar // 31 de março de 2013

Seguem as reivindicações dos estudantes de Medicina da UFSCar em greve, publicadas em 15 de março, como anexo do Manifesto dos Estudantes:

1. Não retaliação acadêmica, administrativa, nem jurídica aos estudantes em greve.
  2. Reposição integral da carga horária de todos os anos do período de greve e da carga horária prática do 3º e 4º anos, perdida devido à falta de preceptores.
  3. O número adequado de preceptores no município de São Carlos para a viabilização das atividades do segundo ciclo, com estímulo ao credenciamento desses profissionais.
  4. Um número adequado de USF’s para realização da prática dos ciclos I ao III de acordo com o projeto político pedagógico do curso.
  5. O número mínimo de 5 docentes para cada atividade curricular ( SP, ES E RP) por série, além da criação de um plano para fixação docente.
  6. Que o cronograma de oficinas seja cumprido, inclusive as que não foram realizadas em anos letivos anteriores como as que estão previstas para as respectivas séries dos alunos. As datas das oficinas deverão ser acordadas no início do ano letivo já com a indicação dos professores responsáveis por ministra-las.
  7. A entrega e funcionamento do USPPS, com técnico que saiba utilizar todos os equipamentos e capacitar os monitores em 30 dias.
  8. Transparência nas negociações do internato, com representação discente em todas as reuniões e acesso a todos os documentos oficiais, além da comprovação da qualidade do estágio realizada por um órgão competente.
  9. A garantia da inserção discente nos demais laboratórios do CCBS.
  10. O estabelecimento e o cumprimento de uma data para entregada do DMed 2, com os laboratórios devidamente equipados e funcionando.
  11. Reivindicamos que a Instituição ofereça oportunidades de estágio a todos os alunos na própria UFSCar, mas que ainda assim, seja permitida a realização da ACC em outras instituições, e que nesse caso, o Departamento de Medicina da UFSCar faça o contato interinstitucional ou convênios quando estes forem necessários.
  12. Uma matriz curricular específica e detalhada para cada série, do primeiro ao sexto ano, contemplando todas as áreas do conhecimento necessário.
  13. Que os orientadores pedagógicos cumpram com seu papel de direcionamento dos estudantes frente à ACC (reuniões formais 2 vezes ao ano, uma vez em cada semestre, em caráter formal e presencial, faça uso de prontuário do estudante que se encontra na secretaria geral, e/ou portfólio para orientá-lo nas discussões relacionadas ao seu processo de aprendizagem, que faça um relato sobre os encontros formais em formulário específico, cabendo ao orientador o primeiro contato com o estudante).