Medicina UFSCar alcança conceito 5 no ENADE 2013

0 Comentários // em Destaque Medicina Notícias UFSCar // 18 de dezembro de 2014

Medicina UFSCar alcança conceito 5 no ENADE 2013

Conforme divulgado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 18 de dezembro, o curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos alcançou o conceito máximo (nota 5) na edição de 2013 do ENADE, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que “avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados”.

A UFSCar também alcançou o conceito máximo na avaliação geral, o IGC (Índice Geral de Cursos), que considera todas as áreas de conhecimento avaliadas no exame.

Além dos conceitos do ENADE, o DOU também trouxe o índice CPC (Conceito Preliminar de Curso), que, “como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. O CPC é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. As variáveis utilizadas em sua composição foram retiradas do Enade, incluindo o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o questionário socioeconômico – e do Cadastro de Docentes 2007″. Neste indicador, o curso de Medicina da UFSCar alcançou conceito 4 em 5. Nenhum dos cursos de Medicina avaliados alcançou o conceito máximo. Contudo, para que o conceito do CPC se valide, é preciso que comissões avaliadoras façam visitas para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente. O CPC ainda leva em consideração critérios de avaliação questionáveis, que não se encaixam tão bem no contexto das escolas médicas.

Alcançar o conceito máximo na primeira edição do ENADE em que seus alunos participam é um marco na história da Medicina UFSCar, reforçando ainda mais o importante momento que o curso está vivendo.

Parabéns aos alunos e ao corpo docente!

Fonte: Confira aqui o Diário Oficial da União de 18/12/2014.