UFSCar ofertará 2783 vagas ao SiSU; 40 em Medicina

5 Comentários // em Notícias UFSCar Vestibular // 3 de janeiro de 2015

UFSCar ofertará 2783 vagas ao SiSU; 40 em Medicina

“A UFSCar assinou, junto ao Ministério da Educação, o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), confirmando a oferta de 2783 vagas em 61 opções de cursos de graduação presenciais para ingresso no primeiro semestre de 2015.

O Termo de Adesão ao SiSU contém informações sobre os pesos e as respectivas notas mínimas para cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em cada opção de curso e turno, além de explicitar a forma de distribuição das vagas de acordo com o estabelecido pela Lei 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Também estão detalhadas as informações sobre a documentação exigida para matrícula para os estudantes que se inscreverem em cada uma das cinco modalidades de concorrência adotadas pela UFSCar no âmbito da Lei 12.711/2012, que na UFSCar garante a reserva de 50% das vagas, como parte do Programa de Ações Afirmativas.”

Para o curso de Medicina, são ofertadas 40 vagas, das quais 50% são reservadas para as ações afirmativas. Conforme explicitado no Termo de Adesão, será dado peso 2,00 às notas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias; as demais notas terão peso 1,00, inclusive a Redação.

Para mais informações, consulte o site da UFSCar.

5 Comentários em "UFSCar ofertará 2783 vagas ao SiSU; 40 em Medicina"

1. Mateus disse:

Prestei Enem com o objetivo de ingressar em Medicina (espero que eu consiga a nota suficiente!). O curso da Ufscar me deixa em dúvida. Por um lado, eu li aqui que vários formandos têm conseguido ingressar em excelentes programas de residência médica, e tem também a questão da metodologia PBL, a qual me “parece” ser interessante, melhor que ficar ouvindo um professor falar e ter de decorar o que ele disse – estas são coisas muito positivas no curso. Por outro lado, um ano e meio atrás, vcs estavam fazendo ‘greve’ contra o curso, a qual teria acabado com um pedido de fechamento de curso, com dizeres de que o MEC iludiu os alunos porque falta laboratórios e hospital-escola que nunca fica pronto. É ou não é para ficar em dúvida? Eu não conheço alunos da Medicina da Ufscar, então eu não tenho alguém ‘de confiança’ para pedir referências. Já que o SISU está logo para ser aberto, vcs não poderiam elaborar um post SINCERO, com as qualidades e os defeitos que vcs veem no curso, para orientar futuros calouros como eu?

• Hendrick Gramasco disse:

Mateus, boa noite.
      Estamos preparando uma série de textos que abordarão melhor assuntos relacionados ao curso. Em breve eles começarão a ser postados por aqui.
      Se for do seu interesse, pode me procurar diretamente no Facebook para tirar suas dúvidas ou me escrever: hendrick_gramasco@hotmail.com.

2. Fabiano disse:

Me fala uma coisa. Em geral, os ingressantes da Med UFSCar devem ter menos de 25 anos, né? Mas costuma aparecer alguns vovôs e vovós também?

• Márcio Martins disse:

Uma das características mais interessantes da medicina UFSCar é a diversidade de seus estudantes. Temos muitos jovens sim, mas também pessoas em sua segunda graduação, pessoas com uma carreira estabilizada buscando nova formação, estrangeiros, indígenas. Procuramos fazer todos se sentirem bem recebidos.

3. Giuliana disse:

O ingresso para Medicina se dá completamente pelo ENEM ou existe alguma outra prova específica?