Balanço do Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos

Organizado pelo grupo de pesquisa Corpo, Identidades e Subjetivações e financiado pela CAPES e pela FAPESP, o “Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos” aconteceu no Anfiteatro Bento Prado Jr. da UFSCar nos dias 17 e 18 de agosto.

O evento foi transmitido online, mas não está disponível para download tampouco foi gravado. Ele originará um livro com todos os artigos apresentados em 2011. A transmissão online possibilitou o recebimento de perguntas de internautas de várias partes do país, com destaque para Belém, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

A proposta do seminário se revelou bem sucedida.

A esfera da sexualidade tem passado por mudanças rápidas em que se destacam avanços institucionais, maior visibilidade de suas formas não-hegemônicas assim como a ampliação das demandas por reconhecimento.

Na academia, é perceptível o aumento de estudos na área de gênero e sexualidade, os quais a ampliam para dentro de várias disciplinas ao mesmo tempo em que diversificam seus objetos e temas.

Este contexto cambiante de ampliação numérica dos estudos e da visibilidade de novos sujeitos e culturas sexuais abriu a possibilidade de irmos além da consolidação dos estudos de minorias, de novas linhas de pesquisa que permitam uma revisão de fundamentos teóricos, metodológicos e até mesmo a retomada do projeto de uma epistemologia feminista, não-heterossexista e anti-racista.

O Seminário criou um espaço interdisciplinar de discussão das novas fronteiras das demandas por reconhecimento, sobre a possibilidade de um diálogo mais simétrico entre as ciências humanas e os saberes médicos-psi e jurídicos no que concerne às convenções sobre as diferenças sexuais e de gênero, as novas perspectivas analíticas não-normativas sobre a cultura, além do desafio de estender as reflexões epistemológicas dos feminismos contemporâneos para além das linhas temáticas e estudos de caso, ou seja, para o cerne da teoria social.

Dia 17 de agosto, Terça

9h30 Mesa de Abertura com Richard Miskolci, Larissa Pelúcio, o coordenador do PPGS-UFSCar, Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, e a chefe do DS-UFSCar, a Prof.a Dr.a Maria da Gloria Bonelli.

Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos

9h45 Mesa  Sexualidades, Normas e Direitos

A mesa abordou o debate sobre direitos humanos, políticas sociais de combate à discriminação por orientação sexual, de gênero e seus desafios contemporâneos. Aprofundou uma revisão crítica da noção de homofobia articulada a uma maior atenção ao heterossexismo institucional. Ou seja, transferiu o foco dos sujeitos para as normas e convenções.

Coordenação da Mesa: Jacqueline Sinhoretto (Departamento de Sociologia-UFSCar)

Palestrantes:

Adriana Vianna (Museu Nacional)

Rosa de Oliveira (UFSC)

Rosa de Oliveira, Jacqueline Sinhoretto e Adriana Vianna. Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos (UFSCar, 17/08/2010)

14h Mesa Saberes, Corpos e Subjetividades

Descrição: A mesa fez um diálogo crítico entre as ciências humanas e as médico-psi no que toca às questões contemporâneas das relações entre corpo, gêneros, sexualidades e desejos, para além do campo da patologia e/ou das “disforias”.

Coordenação da Mesa: Jorge Leite Jr. (Departamento de Sociologia-UFSCar)

Larissa Pelúcio (UNESP/Bauru)

Márcia Arán (IMS-UERJ)

Paula Sandrine (UFRGS)

Larissa Pelúcio, Márcia Arán, Jorge Leite Jr e Paula Sandrine. Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos. 17/08/2010

_______________________________________________________________

Dia 18 de agosto, Quarta

9h Mesa Cultura, Gênero e Sexualidade

Descrição: A crítica cultural tem sido uma marca dos Saberes Subalternos. Por meio de produções culturais é possível identificar e analisar normas e convenções sociais articulando-as a experiências subjetivas de assujeitamento e resistência. Neste sentido, ganham relevância investigações sobre o cinema, a TV, a publicidade e a literatura.

Coordenação da Mesa: Miriam Adelman (UFPR)

Karla Bessa (Pagu-UNICAMP)

Marcia Ochoa (Univ. of California at Santa Cruz)

Richard Miskolci (UFSCar)

Marcia Ochoa, Karla Bessa, Miriam Adelman e Richard Miskolci. Seminário Sexualidades, Saberes e Direitos (UFSCar, 18/08/2010)

_______________________________________________________

14h Mesa Desafios Teóricos: Feminismos, Teoria Queer e Interseccionalidades

Descrição: A mesa apresentou um panorama das discussões feministas contemporâneas, seus diálogos privilegiados e desafios teóricos e metodológicos recentes.

Coordenação da Mesa: Richard Miskolci (Departamento de Sociologia-UFSCar)

Adriana Piscitelli (Pagu-UNICAMP)

Judith Jack Halberstam (Univ. of S. California)

Miriam Adelman (UFPR)

Jack Halberstam, Miriam Adelman, Richard Miskolci e Adriana Piscitelli. Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos (UFSCar, 18/08/2010)

__________________________________________________________________

Trupe do Seminário Sexualidades, Saberes e Direitos (UFSCar, 18 de agosto de 2010)- Richard Miskolci, Adriana Vianna, Karla Bessa, Rosa Oliveira, Jack Halberstam, Adriana Piscitelli, Miriam Adelman, Larissa Pelúcio, Marcia Ochoa e Jorge Leite Jr.

O Seminário originará um livro organizado por Richard Miskolci e Larissa Pelúcio. A proposta é editá-lo em 2011.