Lançamento “Marcas da Diferença”

Já está à venda o livro “Marcas da Diferença no Ensino Escolar”.

Organizado por Richard Miskolci, o livro conta com 5 capítulos: o primeiro, escrito por Elizabeth Macedo, propõe um olhar “desconstrutivista” para a educação; o segundo, de Iara Beleli, aborda questões de gênero; o terceiro, de Miskolci, é sobre sexualidade; o quarto, organizado por Valter R. Silvério, é sobre relações étnico-raciais e o último capítulo é um relato da experiência do oferecimento do Curso Gênero e Diversidade na Escola pela UFSCar, em 2009.

“Marcas da Diferença no Ensino Escolar – livro organizado pelo sociólogo Richard Miskolci – é uma obra didática, um livro denso, objetivo, claro e com um profundo respeito a quem se dirige: @s professor@s. Os assuntos tratados estão na clave do que poderíamos chamar de temas da diferença. Cultura, gênero, sexualidade e raça são temáticas contemporâneas, e isto significa dizer que são de uma complexidade teórica e prática inaudita, pois fazem parte do presente e da vida cotidiana de cada um. Na medida em que tais temáticas são contemporâneas elas trazem as luzes e as sombras de uma época. Trazem à luz de nossa época a sombra íntima que acompanha as marcas de gênero, sexualidade e raça e que, na realidade escolar, tem colocado as crianças e os jovens brasileiros que portam alguma diferença, no lugar do desvio. Diante desta realidade, o livro nos desafia a nos misturarmos aos marcados como estranhos para criar uma escola diferente e uma outra educação.”

Anete Abramowicz

Departamento de Metodologia de Ensino- UFSCar

O livro é voltado para educadoras/es em geral e também para aquelas/es que buscam uma introdução consistente sobre as temáticas das diferenças no cotidiano escolar. Editado pela EdUFSCar, o livro surgiu a partir da experiência no oferecimento do Curso Gênero e Diversidade na Escola para mais de mil professoras em todo o país, já que o curso foi a distância. Financiado pelo MEC e promovido em parceria com a SECAD, a SPM, a SDH e a SEPIR, o curso em sua versão UFSCar terminou por originar este material inédito, o qual já tem destino certo: será distribuído para polos de educação a distância, grupos de pesquisa, núcleos, bibliotecas.

Iniciativa que tende a despertar também o interesse de outras pessoas, gerou o interesse da EdUFSCar em também disponibilizar o livro para compra por meio de seu site

O livro conta com os seguintes capítulos:
1.      A Cultura e a Escola                    -     Elizabeth Macedo (UERJ)

2.      Gênero                                        -   Iara Beleli (Pagu-UNICAMP)

3.      Sexualidade e Orientação Sexual      -   Richard Miskolci (UFSCar)

4.      Relações Étnico-Raciais              -       Org. por Valter Roberto Silvério (UFSCar)

5.      Curso Gênero e Diversidade na Escola: a experiência da UFSCar – Fernando de Figueiredo Balieiro, Priscila Martins Medeiros, Thais Fernanda Leite Madeira e Tiago Duque

Anexo com trabalhos desenvolvidos por estudantes do Curso Gênero e Diversidade na Escola, versão UFSCar, em 2009.