Richard Miskolci dá palestras na Califórnia

Durante sua viagem pela Califórnia, o coordenador do grupo de pesquisa apresentará artigos sobre sua pesquisa histórica “O Desejo da Nação” (Financiada pela FAPESP) e sobre sua etnografia “Desejos em Rede” (Financiada pelo CNPq) em Berkeley, Universidade da Califórnia em Santa Cruz (famoso centro feminista) e UCLA.

As palestras serão no início de fevereiro.

O artigo sobre a etnografia é inédito. Intitulado “Brothers and Machos” reconstitui os perfis de homens que buscam relações com outros homens por meio da internet dizendo-se “fora do meio” e buscando “similares”. Trata-se de resultado preliminar do projeto de pesquisa que o CNPq passou a apoiar por meio da concessão da bolsa-produtividade ao pesquisador. Ainda em 2011, uma versão em português do artigo deve sair em uma revista brasileira.

O artigo histórico é uma versão aprofundada de texto apresentado anteriormente no Brasil. Trata-se de “Desiring Nation”, texto que, provavelmente, será o primeiro capítulo do livro que Miskolci planeja escrever ao concluir sua pesquisa histórica sobre a emergência das questões da sexualidade no Brasil de fins do século XIX.