Lançamentos: Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças & Discursos fora da Ordem

Os coordenadores do Grupo de Pesquisa CIS lançam livros em maio.

O primeiro deles é de Richard Miskolci, intitulado “Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças”, obra que apresenta esta vertente contemporânea do feminismo para um público amplo, em especial o da área de educação. O livro é uma versão ampliada e revisada de sua Aula Magna no Curso Educação para a Diversidade, proferida em agosto de 2010 na Universidade Federal de Ouro Preto. Editado pela Autêntica, estará disponível em breve nas livrarias. A obra conta ainda com a tradução de Larissa Pelúcio do ensaio “A Guerra Declarada contra o Menino Afeminado”, do sociólogo peruano Giancarlo Cornejo. Clique na imagem abaixo para ver a capa ampliada ou compre o livro online no seguinte link da Autêntica Editora: http://www.autenticaeditora.com.br/autentica/teoria_queer_um_aprendizado_pelas_diferencas/753

O outro livro é organizado por Miskoci e Pelúcio. Com o título “Discursos fora da ordem: sexualidades, saberes e direitos”, a obra reúne 12 artigos que surgiram a partir das discussões no Seminário Sexualidades, Saberes e Direitos, promovido na UFSCar em 2010. A coletânea conta, além da apresentação de Miskolci e Pelúcio, com artigos inéditos de Judith Jack Halberstam, Miriam Adelman, Adriana Piscitelli, Adriana Vianna, Iara Beleli, Karla Bessa, Roger Raup-Rios, Rosa Oliveira, Rogério Diniz Junqueira, Marcia Ochoa, Paula Sandrine Machado, Flávia Teixeira e, também, o último artigo escrito por Márcia Arán, psicanalista da UERJ falecida em abril de 2011. Dividido em três partes – deslocamentos, reinvenções e direitos – a obra explora temas como imigração transnacional, as relações entre as instituições e os saberes médicos e as demandas de travestis e transexuais assim como problemáticas contemporâneas dos direitos sexuais.

Conheça o índice da obra:

Apresentação: Discursos fora da ordem

Richard Miskolci e Larissa Pelúcio

Parte I

Deslocamentos

Viajantes e migrantes: pessoas e teorias em um mundo pós-colonial

Miriam Adelman

A moda nasce em Paris e morre em Caracas

Marcia Ochoa

Brasileiros/as no atravessar de fronteiras: (des)organizando imaginários

Iara Beleli

Estranhezas que roubam a cena: entre celuloides, tapetes e closes

Karla Bessa

Parte II

Reinvenções

Repensando o sexo e o gênero

Judith Jack Halberstam

Por uma cartografia não-normativa das identificações e do desejo: algumas reflexões a partir das experiências trans

Márcia Arán

Construindo saberes e compartilhando desafios na clínica da travestilidade

Flavia do Bonsucesso Teixeira, Rita Martins Godoy Rocha e Emerson Fernando Rasera

Intersexualidade, intersexualidades: notas sobre alguns desafios teóricos, metodológicos e políticos contemporâneos

Paula Sandrine Machado

Parte III

Direitos

Interseccionalidades, direitos humanos e vítimas

Adriana Piscitelli

Atos, sujeitos e enunciados dissonantes: algumas notas sobre a construção dos direitos sexuais

Adriana Vianna

Direitos sexuais e heteronormatividade: identidades sexuais e discursos judiciais no Brasil

Roger Raupp Rios e Rosa Maria Rodrigues de Oliveira

Pedagogia do armário e currículo em ação: heteronormatividade e homofobia no cotidiano escolar

Rogério Diniz Junqueira

“Discursos fora da ordem” também marca o lançamento da coleção Annablume Queer, coordenada por Miskolci e que tem em seu comitê editorial Jack Halberstam, Berenice Bento, Larissa Pelúcio e Rossana Rocha Reis. Já foram lançados nela o livro “Nossos Corpos Também Mudam” de Jorge Leite Júnior, também docente do DS-UFSCar, e “Montagens e Desmontagens”, obra de Tiago Duque que resultou de sua dissertação de mestrado defendida no PPGS em 2009.

O lançamento do livro e da coleção será celebrado em San Francisco, durante o congresso da LASA (Latin American Studies Association), entre 23 e 26 de maio. Depois, será lançado na reunião bianual da ABA (na PUC-SP, início de julho), no Queering Paradigms (última semana de julho, no Rio) e no congresso da ABEH (início de agosto, em Salvador). Veja a capa com mais detalhe clicando na imagem abaixo:

“Discursos fora da ordem” estará disponível para venda no site da Annablume Editora e nas melhores livrarias a partir do final de maio.