Desejos digitais: homossexualidades masculinas, mídias digitais e mercado na sociedade brasileira contemporânea

Projeto de Pesquisa do Prof. Dr. Richard Miskolci (Departamento e Pós-Graduação em Sociologia – UFSCar) financiada por meio de Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Resumo: Este projeto busca expandir a etnografia desenvolvida no triênio anterior (2011-2014) com homens paulistanos adultos que buscam parceiros do mesmo sexo usando mídias digitais acompanhando a transição do uso de sites da internet por meio de computadores para o uso de aplicativos em equipamentos móveis como smartphones e tablets. O principal objetivo da pesquisa é o de mapear e compreender a nova economia do desejo que entrelaça sexo e amor em uma nova configuração econômica e de consumo em que as relações sociais passam a ser crescentemente mediadas digitalmente. De forma geral, associará à etnografia análises sobre a emergência de uma nova ética sexual associada ao mercado sexual e amoroso contemporâneo. Em termos específicos, a pesquisa pretende identificar e compreender as razões sociais que impulsionam o uso das mídias digitais pelos homens paulistanos, como o contexto de insegurança e as pressões diversas para manterem uma vida heterossexual no contexto familiar, do trabalho e no espaço público em geral.

Palavras-Chave: homossexualidades masculinas – mídias digitais – mercado amoroso – gênero – regime de visibilidade

Vigência: março de 2014 a fevereiro de 2017

—————————————————————————————-

Digital Desires: male homosexualities, digital media and market in Brazilian contemporary society

Responsable: Prof. Dr. Richard Miskolci (Dep. of Sociology – UFSCar)
Sponsor: CNPq

Abstract: This project expands the ethnography created in the last three years with paulistano men that search for same sex partners through the use of digital media. It intends to follow the transition from the use of internet websites in computers to the new use of apps on mobile digital devices like smartphones and tablets. The main objective is to map and to analyse the new economy of desire connecting sex and love in a new economic and comumption frame in which social relations became increasingly digitally mediated. In general terms, it will associate to the ethnographic field analyses about the emergence of a new recreational sexual ethic connected to the contemporary love and sexual market. In particular, the research intends to identify and comprehend the social reasons that lead paulistano men to use digital media to deal with insecurity and different kinds of pressure to keep a straight life in the family, workplace and in the public space in general.
Key-Words: male homosexualities – digital media – love market – gender – visibility regimes