Richard

Richard Miskolci

Doutor em Sociologia pela USP, é Professor Associado de Sociologia da UFSCar e Coordenador Adjunto da Área de Sociologia/Ciências Sociais na CAPES. Miskolci é Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e Pesquisador Colaborador do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da UNICAMP.

Fundou e coordena o Quereres – Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Gênero e Sexualidade. Orienta estudos sobre os usos contemporâneos das mídias digitais. Publicou recentemente O desejo da nação: masculinidade e branquitude no Brasil de fins do XIX (Annablume/FAPESP, 2012) e Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças (Autêntica, 2012). Organizou com Jorge Leite Júnior o livro “Diferenças na Educação: outros aprendizados” (EdUFSCar, 2014) e, com Larissa Pelúcio, organizou a coletânea Discursos fora da ordem: sexualidades, saberes e direitos (Annablume/FAPESP, 2012).

É assessor da FAPESP e do CNPq, membro do comitê editorial da “Sociologies in Dialogue”, revista internacional da Sociedade Brasileira de Sociologia. Foi  membro dos comitês editoriais da Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar (2011-2014) e dos cadernos pagu (2010-2015). É parecerista dos periódicos Revista Brasileira de Ciências Sociais, cadernos pagu, Revista Estudos Feministas, entre outros.

É autor de artigos e resenhas publicados em Sociologias, Revista Brasileira de Ciências Sociais, cadernos pagu, Revista Estudos Feministas, Lua Nova, Revista de Sociologia e Política, Tempo Social e Gênero. Co-organizou, com Iara Beleli, o dossiê “Percursos Digitais: corpos, desejos, visibilidades” na cadernos pagu (n.44, 2015); com Júlio Assis Simões o dossiê Sexualidades Disparatadas também na revista cadernos pagu (n.28/2007), co-editou a coletânea O Legado de Foucault (São Paulo: Editora Unesp, 2006), editou o dossiê Normalidade, Desvio, Diferenças (teoria&pesquisa, 2005) e publicou sua tese de doutorado, em 2003, como Thomas Mann, o artista mestiço.

Coordenou eventos sobre Michel Foucault (2004), Corpo e Identidade Social (2005), Estudos Culturais Hoje (2006), Gênero e Sexualidade no Cinema Contemporâneo (2006 e 2007) e Sexualidades, Saberes e Direitos (2010).

Em 2008, concluiu estágio pós-doutoral no Department of Women’s Studies da Universidade de Michigan, Ann Arbor.

Em 2009, coordenou o Curso Gênero e Diversidade na Escola, financiado pelo MEC e oferecido na modalidade a distância pela UFSCar para mais de mil estudantes em vários estados. Atualmente coordena a terceira reedição do curso, desta vez para 500 cursistas apenas do estado de São Paulo. Em 2014, editará com Jorge Leite Júnior um novo livro voltado para a área educacional envolvendo temáticas das diferenças como gênero, sexualidade, raça/etnia, diversidade religiosa, etc.

Em 2013, fez estágio pós-doutoral na Universidade da Califórnia desenvolvendo pesquisa etnográfica em San Francisco sob financiamento da FAPESP.

Desde 2011, com financiamento do CNPq, desenvolve pesquisa envolvendo os usos de mídias digitais na busca de parceiros amorosos e sexuais na cidade de São Paulo. Em torno deste projeto tem articulado a maioria das investigações que orienta na UFSCar, as quais focam no mesmo tema no interior do Estado.

Confira o Currículo Lattes de Richard Miskolci