incoop

Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos

 

 

A incubadora Regional de Cooperativas populares da Universidade Federal de São Carlos atua junto à comunidade para fomentar empeendimentos com vistas a uma cultura solidária, de cooperação entre os cidadãos e de relações saudáveis com o meio ambiente, seguindo os princípios da Econoia Solidária.

Criada como um programa de extensão, amplia as possibilidades de produção de conhecimento e formação de estudantes e de profissionais em processos de incubação de cooperativas populares e de empreendimentos solidários, com a participação de professores de várias áreas de conhecimento e de alunos de diversos cursos.

Visa fomentar o cooperativismo, atuando na capacitação técnica, administrativa e política das pessoas envolvidas nestes empreendimentos.

 

 

Público alvo

 

Trabalhadores desempregados
Trabalhadores informais
Trabalhadores precarizados
Moradores de bairros de baixa-renda
Grupo de pessoas com necessidades especiais

 

Trajetória

 

A INCOOP-UFSCar vem exercendo suas atividades junto à comunidade desde abril de 1999. O seu trabalhou se iniciou a partir do levantamento de setores excluídos em São Carlos e Região e de formação de cooperativas com alguns grupos destes setores.

A INCOOP-UFSCar se constituiu por meio de uma parceria entre a PróReitoria de Extensão e os Núcleos de Extensão Sindicato, Município e Cidadania, reforçando a atuação da Universidade junto à comunidade.

 

Atividades Realizadas

 

Incubação de empreendimentos solidários;
Desenvolvimento de estudos sistemáticos sobre aspectos do processo de incubação, do cooperativismo e da economia solidária;
Assessoria e consultoria no âmbito da economia solidária para outros agentes sociais;


Formação e capacitação para a economia solidária, particularmente no ensino de graduação, destacando-se a disciplina Atividade e Extensão (ACIEPE), oferecida para alunos de diferente cursos da UFSCar e USP-São Carlos .

 

Objetivos

 

Divulgar e fortalecer a proposta da economia solidária;
Proporcionar a educação e a reeducaçãopopular de todos os participantes do processo;
Incentivar a constituição, consolidação e integraçãodas cooperativas Populares, assessorando-as técnica, administrativa e politicamente, de forma integrada;


Produzir, disseminar e transferir conhecimentos sobre cooperativismo e Economia Solidária, tornando-a acessível à sociedade;


www.incoop.ufscar.br | próximo >>