Objetivos

Objetivos Da Articulação Ética e Solidária Para um Consumo Responsável
Constituem objetivos do grupo de consumo ético e solidário:

 

1) Promover um padrão de consumo que corresponda ao mínimo necessário para atender a necessidades humanas e dos seres em geral, significativas e relevantes(I), de modo a produzir melhor equilíbrio no acesso a produtos e serviços por todos e com maior grau de conservação ambiental;

 

2) Promover produção, comercialização e uso de diferentes produtos e serviços necessários ao atendimento de necessidades humanas e dos seres em geral, desde que garantidas características como:

• melhor qualidade possível , sendo para tanto necessário estabelecer critérios para cada tipo de produto ou serviço, considerando o conhecimento e os recursos disponíveis para produção, comercialização e consumo destes produtos ou serviços;

• preço justo , significando aquele que, estabelecido por meio de acordo entre os envolvidos , garanta atendimento equilibrado a todos, do ponto de vista econômico, legal e humano. Constituem aspectos a serem levados em consideração, neste caso, os níveis de remuneração praticados, o respeito a condições trabalhistas, a abrangência do benefício em termos de número de pessoas alcançadas etc.;

• processo ético de produção de bens/prestação de serviço , sendo garantidos, por meio das práticas e metodologias utilizadas: ausência de exploração de pessoas e de outros seres, transparência e responsabilidade em relação aos resultados diretos e indiretos do processo;

• adequação aos princípios de conservação da natureza(II) , ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos e serviços (incluindo concepção, produção, comercialização, utilização e destinação pós-uso) , promoção da saúde humana, preservação da diversidade biológica(III) e de processos naturais sustentadores da vida, prevenção e prudência diante dos limites do conhecimento.

 

3) Promover a inclusão social para o maior número possível de pessoas, tanto no processo de produção e comercialização quanto no de consumo, com acesso a produtos e serviços com as características propostas;

 

4) Dar preferência a produtos e serviços:

• de origem local , de modo a fortalecer a economia local, passando a abrangências maiores conforme não existam produtos e serviços próximos ou em função de outras prioridades previstas (por exemplo, possibilidade de inclusão, oferta por empreendimento solidários etc.)

• preferencialmente oriundos de empreendimentos solidários , ou que apresentem potencial para contribuir com a construção de relações solidárias no interior da economia;

 

5) Capacitar produtores, fornecedores, distribuidores e consumidores (membros do grupo ou não) para produzir, fornecer, distribuir, adquirir e utilizar produtos e serviços com estas mesmas características;

 

6) Favorecer a educação alimentar e o consumo de produtos mais adequados para a saúde;

 

7) Incentivar e facilitar a relação ética e respeitosa entre produtores, fornecedores, distribuidores e consumidores, por meio de f idelidade, transparência e integração das atividades destes atores;

 

8) Apoiar também empreendimentos que, mesmo atendendo a apenas parte das características previstas, possam vir a melhorar suas condições de funcionamento na direção dos objetivos do grupo;

 

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