QUARTA SOCIOLÓGICA

A “cultura da periferia” como recurso da ação coletiva na Baixada Fluminense: considerações sobre os saraus e a “violência política” em Nova Iguaçu
Jussara Freire, da UFF e do CEVIS – Dia 20 de agosto, no Auditório do Depto de Sociologia, UFSCar, às 10 hs.

Nos últimos cinco anos, “saraus” se multiplicam em ritmo acelerado na Baixada Fluminense, área da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A região é associada no debate público à “violência política” e, pouco tempo após o início do “projeto de pacificação” na capital, à “violência urbana”. Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, é um dos palcos destes encontros. A partir da etnografia de mobilizações coletivas iniciada em 2002 nesta cidade, analiso a trajetória dos repertórios reivindicativos de “movimentos” e “coletivos” engajados na construção de uma causa cultural, anterior e posteriormente aos “saraus periféricos”. Minha etnografia volta-se para as competências políticas dos atores engajados na defesa desta causa, analisando as ressignificações das categorias “cultura” e “periferia” em um ambiente de continuidade da ordem pública e da força (esta última sendo associada às linguagens da “violência urbana”, mas principalmente, da “violência política”).

CV resumido: Jussara Freire é graduada e mestre em sociologia (área de concentração: sociologia urbana, Université Paris X-Nanterre) e doutora em sociologia (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/IUPERJ). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: arenas e problemas públicos; ação coletiva, movimentos sociais urbanos e engajamento político; sociabilidade urbana e ordem violenta. Integra o grupo de pesquisa (diretório CNPq) CEVIS – Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade (UERJ) e coordena o grupo de pesquisa Cidades, espaços públicos e periferias (UFF/Campos).

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.