Colóquio Internacional Justiça, Política e Sociedade

In: Reuniões do grupo

28 Sep 2014

Dias: 21,22 e 23 de outubro de 2014.

Local: UFSCar

O Colóquio Internacional Justiça, Política e Sociedade é um evento promovido pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar.   O evento visa contemplar o debate contemporâneo sobre justiça, crime e política bem como  sobre justiça, democracia e desigualdades, com enfoque especial nas experiências latino-americanas, sem perder de vista outras contribuições internacionais, que caracterizam a circulação de ideias no eixo norte-sul.

O objetivo do colóquio é contribuir para desfazer fronteiras que dificultam os intercâmbios entre duas temáticas de estudos sobre a justiça: a que lida com o crime, as organizações bastardas e os pobres e aquela que aborda as instituições, a política e as elites. Embora na vida cotidiana essas linhas demarcatórias tenham sido borradas, como ilustra o caso da criminalização da política, nos debates acadêmicos os grupos de trabalho  encontram-se em reuniões específicas promovendo pouca troca entre essas formas de recortar as problemáticas da justiça.

Acreditamos que o espaço de diálogo proporcionado por esse evento, entre pesquisadores de experiência consolidada nessas temáticas no PPGS – UFSCar e em outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, com jovens pesquisadores em formação na Linha de Pesquisa e em outros programas de Pós-Graduação possibilitará um amadurecimento profícuo para a compreensão dos achados das investigações, que aprofundam e hibridizam o conhecimento sobre as  mudanças e as persistências no complexo judicial.

Parceria entre PPGS – UFSCar, GEVAC, Grupo Sociologia das Profissões e Núcleo de Estudos em Direito, Justiça e Sociedade.

Para mais informações, clique.

Comment Form

Sobre o GEVAC

O objetivo do GEVAC e o debate e a producao do conhecimento sobre os temas da violencia, suas manifestacoes em contextos especificos; a compreensao dos fenomenos no contexto global de transformacoes sociais; as formas estatais de controle e gestao da violencia; politicas publicas de seguranca e justica;