Foto DEs

Programação

Inscrições

Bacharelado

Pós-Graduação

Organização/Contato

Palestras

Estatísticas

Confraternização

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Nos dias 02 e 03 de dezembro DE 2016, o Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Calos, UFSCar, realizará um evento em comemoração aos 40 anos do curso de Bacharelado e 22 anos da Pós-Graduação em Estatística.

O evento acontecerá no Auditório do CCET e contemplará palestras com convidados da graduação e pós-graduação; miniconferências com ex-alunos convidados; uma mesa-redonda e homenagem à ex-professores do curso de graduação. No sábado, final do evento, teremos no almoço um churrasco de confraternização.

Confirme sua participação INSCREVENDO-SE AQUI. A sua presença é muito importante!

 



O local da  confraternização e o mapa de como chegar, podem ser acessados aqui.




 

PROGRAMAÇÃO

 

Horário

Dia 02/12/2016

Dia 03/12/2016

09:00 as 09:30

Recepção/Abertura - Auditório CCET

Recepção - Auditório CCET

09:30 as 10:15

O Papel dos Estatísticos na Produção, Disseminação, e Análise de Informações para o Progresso e Bem Estar da Sociedade

Denise Britz do Nascimento Silva, ENCE/IBGE

Sessão solene em comemoração aos 40 anos do curso de Bacharelado em Estatística e 22 anos do Programa de Pós-Graduação.

10:15 as 10:45

Coffee break

10:45 as 12:00

Mesa Redonda com ex-alunos do curso de Estatística


Fabio Almas, Unifi do Brasil

Jimmy Adans Costa Palandi, Adans Consultoria

Anna Gabriela de Oliveira, Serasa Experian

12:00 as 14:00

ALMOÇO








Confraternização

14:00 as 14:45

Ordering Medians of Groups: Confidence Statements
Carlos Alberto de Bragança Pereira, IME/USP

14:45 as 15:15

Coffee break

15:15 as 16:30

     Apresentação de Trabalho de Alunos Egressos
1- Modelos de fração de cura via distribuições defeituosas para

     dados de sobrevivência.
     Ricardo Ferreira Rocha, ICMC-USP

2- Agrupamento de dados em alta dimensão.

     Daiane Aparecida Zuanetti, DEs-UFSCar

3- Modelos de longa duração em clínica médica.

     Gleici da Silva Castro Perdoná, FMRP-USP

4- Aplicação da estatística na concessão de crédito no mercado

     varejista.

     Rubiane Maria Pires, Banco SAFRA

17:00

Homenagem à Ex-Professores do curso de Graduação em Estatística

 

 





 

O Bacharelado em Estatística

 

O curso de graduação Bacharelado em Estatística da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, foi criado em 30 de abril de 1976, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação em 20 de dezembro de 1982 por intermédio do parecer 570/82 do Conselho Federal de Educação. O primeiro vestibular foi realizado em julho do mesmo ano com o oferecimento de 30 vagas. A partir do ano de 2008, com o projeto REUNI, o número de vagas do Curso de Estatística foi expandido para 45.
        Previsto para um total de 3090 horas em período integral, a duração do curso é de 4 anos, podendo ser cursado em no mínimo 3 anos e, em no máximo 7 anos. Tem uma fundamentação teórica forte aliada às atividades práticas no qual o aluno pode, de acordo com as suas aptidões, optar por uma ou mais ênfases (conjunto específico de disciplinas que propiciam um aprofundamento dos conhecimentos em uma determinada área de aplicação dos métodos estatísticos). As ênfases atualmente oferecidas pelo curso são: Análise de Riscos e Finanças; Qualidade e Confiabilidade; Saúde e Meio Ambiente e Estatísticas Sociais.

Paralelamente ao curso há o PET, Programa de Educação Tutorial da CAPES, que tem como principal meta fomentar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão. É coordenado por um Tutor, professor do DEs e os alunos participantes são renumerados com bolsa.

Os alunos do Bacharelado em Estatística podem, ainda, desenvolver atividades de pesquisas e de aplicações no CER, Centro de Estudos do Risco e no CEA, Centro de Estatística Aplicada Profa. Lúcia Pereira da Silva. No CER, são desenvolvidos métodos, técnicas e aplicações relacionados especificamente a problemas de riscos, enquanto que, no CEA, sob a orientação de um professor do DEs, o aluno poderá interagir com profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento de forma a utilizar, em problemas reais, métodos e procedimentos estatísticos.

No ano de comemoração de seus 40 anos, o curso de Bacharelado em Estatística alcançou a marca do 500 formandos. Além disso, alguns números do curso no decorrer desses 40 anos podem ser vizualizados em: estatísticas.

 

 





 

O Programa de Pós-Graduação em Estatística

 

Em 1995 o Departamento de Estatística iniciou as atividades de Pós-Graduação em Estatística, PPGEs, com a implantação de um curso de Especialização em Estatística o qual foi transformado no Programa de Mestrado em Estatística no ano de 1997. A partir de 2006, o DEs passa, também, a oferecer o Programa de Doutorado em Estatística.

Em 2013 foi criado o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística o PIPGEs, mantido conjuntamente pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos, DEs-UFSCar e pelo Departamento de Matemática Aplica e Estatística da Universidade de São Paulo, SME-ICMC-USP.

O Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística, PIPGEs, conta atualmente com 25 docentes, sendo 14 docentes do DEs-UFSCar, 14 docentes do ICMC-USP e 01 docente colaborador.

Considerando a maturidade dos dois corpos docentes, DEs-UFSCar e ICMC-USP, e com o fortalecimento de sua produção científica, o PIPGEs é hoje um dos mais destacados grupos de pesquisadores da área de Estatística do Brasil.

 

 





 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

-       Pedro Ferreira Filho - pedro.ufscar@gmail.com

-       José Carlos Fogo - fogo@ufscar.br

-       Estela Maris Pereria Bereta

-       Maria Silvia de Assis Moura

-       Carlos Alberto Ribeiro Diniz

-       Teresa Cristina Martins Dias

-       Vera Lúcia Damasceno Tomazella



 APOIO:


Logo DEs
Faber Castel Stewipse Logo Serasa Experian
Logo ABE









 


Última atualização: 28 de novembro de 2016.