2 girls 1 cuptwo girls one cup2 girls 1 cup2 girls 1 cup

Edital de Processo Seletivo Fluxo Contínuo - Reaberto

Informamos que está reaberto o Edital de Processo Seletivo Fluxo Contínuo, maoires informações no link abaixo:

http://www.ufscar.br/ppgas/?page_id=1272

Paralisação do Servidores

Conforme decidido a pouco em assembleia, devido à categoria ter aprovado a paralisação dos servidores, a secretaria não funcionará hoje.

Coordenação do PPGAS

Igor José de Renó Machado lança ‘Deslocamentos e parentesco’ em São Carlos

Sessão de autógrafos acontece na próxima terça-feira, 19 de abril, às 17h, na Livraria EdUFSCar

De acordo com a Organização das Nações Unidas, em 2015, mais de 300 mil migrantes arriscaram suas vidas ao tentar atravessar clandestinamente o mar Mediterrâneo. Em um cenário global no qual os deslocamentos populacionais, especialmente marcados pela crise de imigração na Europa, tornam-se um dos principais temas debatidos no âmbito das questões internacionais, a EdUFSCar, com apoio da Fapesp, lança Deslocamentos e parentesco, organizado pelo antropólogo Igor José de Renó Machado.

Originada a partir de investigações realizadas no Laboratório de Estudos Migratórios da Universidade Federal de São Carlos (LEM), a obra busca compreender o entrelaçamento entre parentesco, família e fenômenos migratórios. Os ensaios de sete pesquisadores e do organizador Igor José de Renó Machado expõem que os dois fatores, movimento e parentesco, são parte integrante da vida de qualquer migrante, seja ele deslocado ou estudante internacional.

Abordando temas como mulheres e migração, estudantes moçambicanos e os decasséguis no Japão, os artigos exploram diversas situações em que a articulação entre movimento e parentesco dá sentido à experiência de vida dos migrantes. Esses fatores podem ser observados na relação da família que fica no Brasil enquanto se migra, entre estudantes estrangeiros no Brasil e nos diversos parentescos dos descendentes de japoneses no Brasil.

“Quando se analisa, por exemplo, um conjunto de etnografias que se utiliza dos maquinários da etnicidade, versando sobre imigrantes no Brasil, vemos que todas as populações descritas se parecem incrivelmente. Todas constroem a diferença da mesma forma, todas se utilizam de conteúdos culturais para marcar diferenças e todas tendem a ter problemas com a sociedade nacional e seu desejo equalizador”, esclarece Igor José de Renó Machado.

igor

Para lidar com essas questões, os autores desenvolvem ferramentas teóricas criativas e originais, explorando o potencial analítico do conceito de diferencialidade, que busca fazer emergir a diversidade nos vários contextos etnográficos e encarar a complexidade dos processos microssociológicos em que as múltiplas diferenças não são redutíveis a construtos abstratos.

Sobre o organizador – Igor José Renó Machado é formado em Ciências Sociais pela Unicamp (1994), onde também fez mestrado em Antropologia Social (1997) e doutorado em Ciências Sociais (2003). É professor associado da Universidade Federal de São Carlos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e coordenador do Laboratório de Estudos Migratórios na mesma universidade.

Título: Deslocamentos e parentesco
Organizador: Igor José de Renó Machado
Número de páginas: 212
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-7600-421-9

Lançamento em São Carlos

Data: 19 de abril, às 17h
Local: Livraria EdUFSCar
Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 - São Carlos (SP)

Inscrições homologadas pela CPG - Alunos Especiais

Lista de Inscrições Homologadas pela CPG.

A matrícula ocorrerá nos dias 31/03 e 01/04, durante o horário de atendimento da secretaria.

Maiores Informações

http://www.ufscar.br/ppgas/?page_id=1515

Horário de Atendimento da Secretaria

http://www.ufscar.br/ppgas/?page_id=985

Lista de Inscrições - Alunos Especiais

Lista de Inscrições de Alunos Especiais.

Caso seu nome não conste na lista, entre em contato pelo e-mail: ppgasdaufscar@gmail.com

Atenção: a matrícula ocorrerá somente após a homologação da inscrição pela CPG do PPGAS, conforme calendário acadêmico.

Maiores Informações

http://www.ufscar.br/ppgas/?page_id=1515