2 girls 1 cuptwo girls one cup2 girls 1 cup2 girls 1 cup

Arquivos para a Categoria 'Sem categoria'

Edital do Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)

Estão abertas até o dia 10/09/2014, as inscrições para o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação - PEC-PG, administrado conjuntamente pelo Departamento Cultural (DC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), constitui atividade de cooperação educacional exercida entre países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

O objetivo do programa é formar recursos humanos para que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia, possam realizar estudos de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino superior brasileiras.

Os candidatos selecionados através do edital, recebem bolsa, passagem área de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante-convênio, isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico, assistência médica, odontológica e farmacêutica e auxílio deslocamento para vinda ao Brasil.

Informações para bolsas de mestrado PEC-PG:

http://www.cnpq.br/web/guest/pec-pg

Informações para bolsas de doutorado PEC-PG:

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg

Mais informações/dúvidas e-mail: pecpg@capes.gov.br

Processo seletivo 2015 - edital

Edital - seleção Mestrado e doutorado PPGAS 2015

1) COMISSÃO DE SELEÇÃO MESTRADO

Igor José de Renó Machado, Piero de Camargo Leirner, Catarina Morawska, Luiz Henrique Toledo, Clarice Cohn, Felipe Vander Velden, Marina Cardoso, Jorge Villela, Marcos Lanna

2) COMISSÃO DE SELEÇÃO DO DOUTORADO

Luiz Henrique Toledo, Clarice Cohn, Felipe Vander Velden, Igor José de Renó Machado, Piero de Camargo Leirner, Catarina Morawska, Marina Cardoso, Jorge Villela, Marcos Lanna

3) DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES E PRAZO DE RECURSO

Em função das informações colhidas nas fichas de inscrição dos candidatos, a CPG, após diligenciar para esclarecimento do que se fizer necessário, deliberará sobre a substituição ou manutenção de membros das Comissões de Seleção, divulgando sua decisão na página de internet do programa de pós-graduação.

Após análise dos documentos relativos à inscrição, a Comissão de Seleção, divulgará na página de internet do programa de pós-graduação: a) lista de candidatos cujas inscrições foram deferidas e b) lista de candidatos cujas inscrições foram indeferidas, na qual se explicitará sucintamente, em relação a cada candidato cujo nome conste de tal lista, o(s) motivo(s) do indeferimento da inscrição.

A partir da data de divulgação da lista de candidatos cujas inscrições foram indeferidas, aqueles cujos nomes constem de tal lista terão prazo de 02 dias úteis para apresentar recurso em face do indeferimento de sua inscrição.

Sob pena de indeferimento sumário do recurso, o candidato recorrente deverá apontar as razões que o fundamentam bem como anexar eventuais documentos pertinentes ao caso. Analisados os recursos, a Comissão deliberará e publicará na página de internet do programa de pós-graduação o resultado do julgamento, apontando, sucintamente, as razões de procedência ou improcedência dos recursos. Na mesma data a Comissão de Seleção também divulgará lista com a relação definitiva de candidatos inscritos.

4) SOLICITAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE MEMBROS DA BANCA

A partir da data de divulgação da relação definitiva de candidatos inscritos, aqueles cujos nomes constem da lista terão prazo de 02 dias úteis para apresentar impugnação em face da participação na Comissão de Seleção de quaisquer de seus membros. Sob pena de indeferimento sumário da impugnação, o candidato apontará expressamente em face de quem a mesma é dirigida e bem assim as razões que a fundamentam, em especial apontando, conforme o caso, a existência, entre membro da Comissão de Seleção e candidato que participa do processo seletivo, de relações de parentesco - por consanguinidade ou afinidade, na linha reta ou colateral - até o 3º ou de amizade/inimizade ou ainda a existência vínculos profissionais ou acadêmicos.

Não apresentada impugnação no prazo assinalado, o candidato perderá do direito de fazê-lo. As impugnações serão julgadas pela CPG. Em caso de acolhimento de quaisquer delas, a CPG adotará as medidas necessárias à substituição do(s) membro(s) da Comissão de Seleção considerado(s) impedido(s) ou suspeito(s), e bem assim divulgará o resultado do julgamento e a composição da Comissão de Seleção na página de internet do programa de pós-graduação.

Em havendo substituição de membro(s) da Comissão de Seleção em função de impugnação, com a divulgação do resultado do julgamento pela CPG se abrirá novo prazo de impugnação em relação ao(s) membro(s) substituto(s).

5) ETAPAS

I.            Inscrição

II.            Projeto (eliminatória)

III.            prova de língua estrangeira (inglês)

IV.            Prova escrita

V.            Entrevista sobre a prova e projeto

6) ETAPA I (INSCRIÇÃO)

Projetos e ficha de inscrição devem ser entregues na secretaria do PPGAS (3 cópias impressas) até 20/10/2014 (endereço abaixo)

Documentos necessários à inscrição:

a)      Comprovante de pagamento de inscrição ou comprovante de isenção de pagamento

Taxa de Inscrição: R$ 50,00 (cinquenta reais): até 20/10/2014

Depósito bancário: Conta Corrente 5996-X (FAI-UFSCar)

Agência Banco do Brasil (agência UFSCar): 1888-0

Código Identificador: 17688-5

Os depósitos com código identificador só podem ser efetuados nos caixas dentro das próprias agências do Banco do Brasil ou transferências ou docs de outros bancos, deverá ser usado o CNPJ da FAI 66.991.647/0001-30 para identificação.

Pedidos de isenção de taxa de inscrição (formulário): até 15/10/2014

Horário: 8h00 às 11h00

Local: Secretaria do PPGAS - departamento de Ciências Sociais

Documento a ser apresentado: Declaração de isento de próprio punho pelo candidato explicitando os motivos.

Divulgação dos resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição: 17/10/2014

b)     Cópia CPF e RG (ou equivalente)

c)      Curriculum Vitae

d)     Histórico da graduação

e)      Formulário preenchido. (link).  http://www.ufscar.br/ppgas/wp-content/uploads/processo-seletivo-2015.docx

Toda esta documentação deve ser entregue ou enviada por sedex à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social até o prazo final.

Endereço para envio: PPGAS/UFSCar, Seleção de Mestrado, Via Washington Luís, Km. 235, São Carlos, SP, 13565-905, cx. Postal 676, prédio do Departamento de Ciências Sociais (destacar “seleção de mestrado” ou “seleção de doutorado” no envelope )

A lista com os candidatos inscritos será divulgada em 24/10/2014

Os candidatos terão 2 dias úteis para apresentar recurso às decisões de indeferimento.

7) ETAPA II. PROJETO (ELIMINATÓRIA)

O resultado da aprovação do projeto será divulgado no site no dia 17/11/2014

Os candidatos terão 2 dias úteis para apresentar recurso aos projetos não aprovados.

O critério de avaliação dos projetos é

A.      a adequação do projeto às linhas de pesquisa do programa

B.      coerência e clareza interna do projeto (definição precisa do objeto e metodologia).

C.       Adequação da discussão bibliográfica (campo do debate).

D.      Adequação à estrutura abaixo especificada.

FORMATO DO PROJETO

Máximo de 10 páginas (sem contar a bibliografia)

Fonte: Times New Roman 12

Espaçamento 2

Margens: superior e inferior: 2,5cm; esquerda e direita: 3cm

TÍTULO - nome do candidato(a) - Palavras-Chave (até 6)

RESUMO - máximo de 15 linhas. (muito importante, não deixar de colocar o resumo!)

TEMA E OBJETO

Neste item, deve ser apresentado o tema de pesquisa, delineando-se o objeto a ser pesquisado.

O CAMPO DO DEBATE

Neste item, apresenta-se uma revisão da literatura sobre o tema da pesquisa, de modo a revelar o estado do debate - seus termos, os trabalhos mais relevantes, e as lacunas que se busca preencher -, a contribuição esperada pela pesquisa proposta, e a relevância dessa pesquisa.

O CAMPO DA PESQUISA

Neste item, esclarece-se onde e como a pesquisa deverá ser realizada. Apresenta-se a metodologia de estudo, uma previsão de seu desenvolvimento, e os resultados esperados.

BIBLIOGRAFIA

Reúne-se aqui a bibliografia relevante, podendo-se incluir textos ainda não lidos mas que já se sabe fundamentais. Ela deve ser apresentada segundo as normas técnicas de citação.

NÃO SERÃO CONSIDERADOS VÁLIDOS PROJETOS QUE ESTEJAM FORA DAS ESPECIFICAÇÕES ACIMA

8 ) ETAPA 3: PROVAS DE INGLÊS OU FRANCÊS

02 de dezembro (09 horas, prédio das Ciências Sociais). Duração da prova: 2 hs.

Atenção. Prova para todos os candidatos e demais alunos matriculados que ainda não as fizeram. Serão dispensados dessa etapa aqueles que possuírem certificados do TOEFL ou equivalente, a serem entregues com os demais documentos no ato da inscrição.

O candidato ao mestrado deve escolher entre as duas provas.

O candidato ao doutorado deve fazer as duas provas caso não tenha certificados que o dispensem (serão aceitas declarações de programas de mestrado atestando a proficiência em alguma dessas línguas).

9) ETAPA 4. PROVA ESCRITA

Dia 03 de dezembro (09 horas, prédio das Ciências Sociais). Duração da prova: 3hs

Bibliografia da prova:

1)      SAHLINS, Marshall. O “pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção (parte I). Mana [online]. 1997, vol.3, n.1, pp. 41-73.

2)      SAHLINS, Marshall. O “pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção (parte II). Mana [online]. 1997, vol.3, n.2, pp. 103-150.

3)      GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. (cap.1). In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

4)      INGOLD, Tim. Culture on the ground: the word perceived through the feet (cap. 3). In Being Alive: essays on movement, knowledge and description. Nova York: Routledge, 2011.

5)      ABU-LUGHOD, Lila. Writing against culture. In Fox, Richard (ed.). Recapturing Anthropology, working in the present. Santa Fe: School of American Research Press, 1991.

6)      CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. ” ‘Cultura’ e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais” In. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo, Cosac Naify, 2009.

10)ETAPA 5. ARGUIÇÃO DO PROJETO E DA PROVA ESCRITA.

Dias 04 de dezembro (a partir das 08 horas, prédio das Ciências Sociais). (o processo se estenderá aos dias seguintes, a depender do número de candidatos)

A ordem e horário de cada arguição serão anunciados no site do programa no dia 03 de dezembro, bem como afixados nas dependências do departamento de Ciências Sociais.

A arguição versará sobre a estrutura, coerência e correção interna dos projetos bem como sobre a adequação dos projetos às linhas de pesquisa do programa e de seus professores, assim como sobre o conteúdo da prova inscrita, nos casos em que a comissão avaliadora entender que é preciso esclarecer dúvidas ou ambiguidades.

11)DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ETAPAS 3, 4 E 5.

No dia seguinte ao término da etapa 5 será divulgado o resultado final do certame, com as notas de cada aluno nas etapas 4 e 5 e o resultado na etapa 3 (aprovado ou não aprovado). As notas divulgadas serão as médias finais simples de cada candidato na etapa 4 e 5 além da nota “aprovado” ou “não aprovado” na etapa 3. A média final de cada candidato será a média simples das etapas 4 e 5.

Os candidatos terão 2 dias úteis para apresentar recurso a qualquer dos resultados divulgados.

12) APROVAÇÃO NO CERTAME

Serão considerados aprovados no certame os candidatos que preencherem todas as condições abaixo:

1)     Aprovação na etapa 3 (prova de Inglês ou francês). Para os candidatos ao doutorado aprovação nas duas provas (no caso de não apresentar comprovantes de proficiência especificados).

2)     Média superior a 6 na prova escrita (etapa 4).

3)     Média superior a 6 na arguição do projeto (etapa 5).

13) ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO

Entre os candidatos que preencherem todas as condições especificadas no item 12, a média entre as etapas 4 e 5 constituirá a ordem de classificação.

Secretaria Fechada - 27/08 - Paralisação Nacional dos Funcionários

Informamos que dia 27/08 a secretaria estará fechada devido à paralisação nacional dos funcionários. Segue na integra comunicado SINTUFSCar (sindicato dos servidores):

SERVIDORES DECIDEM PARTICIPAR DA PARALISAÇÃO DIA 27/08

Os Servidores Técnico-Administrativos da UFSCar de Araras e São Carlos deliberaram por unanimidade em Assembleia, a adesão à Paralisação Nacional com realização de atividades nos Campus no próximo dia 27/08.

As Assembleias da Categoria promoveram uma avaliação política sobre o plano de lutas aprovado na Plenária da FASUBRA e o decepcionante processo de reuniões com o MEC, usando como referência as informações repassadas pela representação do sindicato presente a Plenária e o último ID divulgado pela FASUBRA.

Após o debate do os Servidores de Araras e São Carlos aprovaram a adesão à paralisação nacional com realização de atividades nos Campus no próximo dia 27. Com a finalidade de não caracterizar uma paralisação de esvaziamento da Instituição serão organizadas discussões sobre a Pauta Interna e em São Carlos, será realizada também uma atividade em apoio à Greve dos Funcionários da USP.

Os Servidores do Campus de Sorocaba irão realizar sua Assembleia, no dia de hoje à partir das 14 horas.

Na oportunidade, a Diretoria do SINTUFSCar convoca os Servidores dos para debaterem a Pauta Interna e participarem de mais esta luta em defesa dos interesses da categoria.

Diretoria SINTUFSCar

Gestão 2013 - 2014

“A Chapa que mudou o Sindicato”