2 girls 1 cuptwo girls one cup2 girls 1 cup2 girls 1 cup

- Encontro Hybris, reuniu discentes do PPGAS-UFSCar, do PPGAS-USP e do PPGAS-Unicamp para debater suas pesquisas em encontro promovido pelo Grupo Hybris, de que faz parte o Prof. Dr. Jorge Villela, do PPGAS-UFScar, e contou também com grande participação de alunos da Graduação, inclusive em apresentações de resultados de pesquisa, muitas delas realizadas no âmbito do projeto coordenado por este docente;

- Reunião de Antropologia e Políticas de Saúde, coordenado pela Profa. Marina Denise Cardoso, contando com a Conferência Antropologia da Saúde e Políticas Públicas, proferida pela Profa. Dra. Esther Jean M. Langdon (UFSC) e com três Mesas Redondas, a primeira, “Biomedicina, corporalidade e sujetividade”, reunindo as contribuições de Cynthia Sarti (UNIFESP), Soraya Fleishner (UnB) e Lecy Sartori (PPGAS-UFSCar), com mediação de Jorge Villela (PPGAS-UFSCar); a segunda, “SUS: agência e agentes”, contou com as participações de Amelia Cohn (USP/Unisantos), João Valentin Wawzyniak (UEL) e Juliana Gomes Coelho (PPGAS-UFScar), com mediação de Clarice Cohn (PPGAS-UFSCar), a terceira, de Marcelo Kimati Dias (MS), Martinho B. Batista e Solva (MN/UFRJ), Silvia Monnerat (MN/UFRJ), e Victor Amaral Costa (PPGAS-UFSCar), com mediação de Marina Cardoso (PPGAS-UFSCar), e a última, “Saúde Indígena”, com a participação de Luiza Garnelo (UFAM/Fiocruz/AM), Luciene Ouriques Ferreira (UFSC/FUNASA-DF) e Marina Cardoso (PPGAS-UFSCar), com mediação de Geraldo Andrello (PPGAS-UFSCar). Este evento foi organizado em parceria direta com os alunos do PPGAS, com financiamento PROEx/CNPq), e por sua proposta mesmo, em todas as mesas, com a única exceção da última, os representantes do PPGAS-UFSCar eram discentes do programa debatendo suas pesquisas.

- Simpósio Mundos Visuais e Sensoriais Andinos e Amazônicos: pesquisas recentes, organizado pelos Prof. Aristóteles Barcelos Neto (PPGAS-UFSCar, University of East Anglia) e Els Lagrou (UFRJ), e com a Mostra Fotográfica A produção do belo e a produção dos corpos xikrin, por Clarice Cohn (PPGAS-UFSCar), contando com a conferência de abertura “Andes e Amazônia: o questionável artifício tipológico das áreas etnográficas. Ricardo Cavalcanti-Schiel (Laboratoire d’Anthropologie Sociale, Collège de France), e comunicações de Marcia Arcuri (Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos/ Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo - USP), Cristiana Barreto, Ricardo Cavalcanti-Schiel (Laboratoire d’Anthropologie Sociale, Collège de France), Maria Inês Smiljanic (Universidade Federal do Paraná – UFPR), Adriana Athila (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Fabíola Silva (Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo – MAE/USP), Pedro de Niemeyer Cesarino (Universidade de São Paulo – USP), Els Lagrou (UFRJ) e Aristóteles Barcelos Neto (PPGAS-UFSCar e University of East Anglia, UK)

- Seminário Políticas públicas e Populações Indígenas: os casos de Brasil e Argentina, com as participações das Profas. Carolina Remorini (UNLP, Argentina, professora visitante do PPGAS-UFSCar), Ana Claudia Capella (UNESP-PPGPol/UFSCar) e Marina Denise Cardoso (PPGAS/UFSCar), em promoção conjunta com o PPGPol e com apoio do convênio AUGM.

- Seminários Internacionais em Antropologia e Psiquiatria – Prof. Roland Littlewood (Departament of Anthropology e Departament of Mental Health Sciences, University College of London- UCL, Universidade de Londres;UK), que proferiu as conferências Anthropology and Psychiatry: A Durkheimian Structural Approach to Culture-Bound Psychopathology; Psychiatry, Race and Migration in Europe; e Zombification in HaitiI, a partir do filme por ele produzido. Coordenação da Profa. Dra. Marina Denise Cardoso, com financiamento CNPq.

- Etienne Bimbenet, professor de, com a conferência no PPGAS/UFSCar “Merleau-Ponty-Lévi-Strauss : sur l’origine archaïque du symbolique” e Mini-Curso “Merleau-Ponty, une anthropologie philosophique” (PPGFil/PPGAS-UFSCar), em estadia que contou com financiamento do CNPq e organizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia, sob coordenação da Profa. Dra. Débora Morato.

- Workshop internacional “Japonesidades Múltiplas”, com participação dos discentes do PPGAS-UFSCar ligados ao Laboratório de Estudos da Migração (LEM), com a participação dos Profs. Drs. João de Pina Cabral, Jefrey Lesser e Derek Pardue, organizado pelo Prof. Igor Machado.

- Simpósio Entre o Legal e o Ilegal, com comunicações de 17 participantes, de 6 instituições (4 Estados, 2 países).

- Simpósio 100 Anos da Imigração Japonesa, 13 e 14 de agosto de 2008, com comunicações de 14 participantes, de 6 instituições (4 Estados, 2 países).