Inovação centrada no usuário: criando os produtos que a sua vovó vai usar e você vai ficar feliz em comprar

Com a necessidade de inovar se tornando cada vez mais urgente nas agendas das organizações, investir apenas na inovação de base tecnológica mostrou-se uma estratégia com limitações claras. Neste cenário, um paradigma de inovação cada vez mais popular é a chamada Inovação Centrada no Usuário. Nesta perspectiva, o processo de inovação se dá a partir da inspiração nos hábitos e contextos do consumidor. A Inovação Centrada no Usuário parte da premissa de que inovações devem ser geradas de forma a – baseadas no entendimento do usuário – solucionar problemas e atender demandas identificadas em um contexto social específico.

Dr. Paulo Melo

Paulo Melo é psicólogo e mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Em 2010, ele concluiu o doutorado profissional em User-system Interaction na University of Technology Eindhoven (Holanda). Profissionalmente, Paulo atuou como Designer de Interação e Especialista em Usabilidade no CESAR e CSIRO (Austrália). Nos últimos anos, ele tem atuado na área de Experiência do Usuário (UX), onde trabalhou pelo CESAR Sul, Philips e In/situm. Ao longo de sua experiência profissional, Paulo participou de projetos ligados a jogos para aparelhos celulares, acessibilidade, aplicações médicas, TV digital, sistemas de informação e design de produtos. Atualmente Paulo é gerente de negócios para projetos em UX no CESAR em São Paulo.

© 2012 Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba