Solies

Universidade Federal de São Carlos - SP
Data: 13 e 14 de Novembro de 2002
Local: Auditório 2 - Biblioteca Comunitária

O software livre tem sido reconhecido como uma cultura diferenciada de desenvolvimento e uso de software, que pode ser estratégica e causar impacto econômico, em especial nos paises emergentes.

Um dos aspectos fundamentais para o sucesso deste paradigma é a capacitação de profissionais que possam absorver e disseminar a cultura do software livre de maneira ampla. Neste aspecto, e em vários outros, a Universidade deve assumir o seu papel de geração e difusão de novos conhecimentos, contribuindo assim para a propagação da cultura do software livre.

O objetivo do evento é discutir o software livre nas Instituições de Ensino Superior - IES e como estas Instituições podem incentivar a cultura do software livre em seu ambiente de ensino, pesquisa, extensão e administração.

Para isso, os dirigentes de Informática de várias universidades brasileiras estarão presentes para apresentar a perspectiva atual de cada uma delas em relação ao software livre. Experiências bem sucedidas de Instituições, assim como dificuldades, que já agregam a cultura do software livre, serão apresentadas também no evento.

O evento é uma iniciativa na direção da implementação de medidas concretas para a propagação da cultura do software livre nas IES.