Observatório da educação indígena

Sedia o Projeto

“A educação escolar indígena em duas realidades: uma comparação entre os Territórios Etnoeducacionais Amazônia Oriental e do Rio Negro”

Profa. Clarice Cohn (Coord.)

Esse projeto propõe uma pesquisa comparativa entre duas regiões com histórico e experiências de educação escolar indígena diferentes, desenvolvendo pesquisas interdisciplinares e envolvendo professores e estudantes das áreas de Antropologia, Educação e Letras vinculados à Universidade Federal de São Carlos e professores indígenas atuantes em escolas, nos Territórios Etnoeducacionais 11 (Amazônia Oriental) e 1 (Rio Negro). A comparação dos dois Territórios se beneficiará da diferença entre eles de modo a refletir sobre as possibilidades e as dificuldades para a efetivação de uma educação escolar intercultural, bilíngüe (ou multilíngüe) e que respeite os processos próprios de ensino e aprendizagem, tal como assegurado pela Constituição e demais normatizações. Em um, uma experiência de longa duração tem produzido diversas propostas pedagógicas, contando com a atuação de professores indígenas e com a participação indígena na formulação e gestão da escolarização; no outro, uma diversidade de experiências – tão diversas quanto são as populações a que se destinam, em línguas, histórias de contato e culturas – tem tido sucessos desiguais, tanto na implantação das escolas e na garantia da continuidade dos estudos, quanto na efetivação de uma escolarização que respeite os preceitos constitucionais. Espera-se que a comparação entre essas duas realidades, com a participação ativa de pesquisadores e professores índígenas na formulação e execução das pesquisas e análise dos dados, contando com pesquisas etnográficas atentas ao ponto de vista indígena e um viés interdisciplinar, possa nos revelar o que tem sido bem sucedido e o que não, e talvez suas razões, na escolarização indígena diferenciada.

O projeto é desenvolvido em colaboração pelos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social e em Lingüística da UFSCar. A equipe de pesquisa é composta pelas Profas. Dras. Maria Sílvia Cintra Martins, do Departamento de Letras, e Clarice Cohn, do Departamento de Ciências Socias, e por alunos dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social e Linguística e dos cursos de Ciências Sociais, Educação e Letras da UFSCar e professores atuantes em escolas indígenas, sob a coordenação da Profa. Dra. Clarice Cohn. É financiado pela CAPES, por meio do Edital no. 001/2009 – Observatório da Educação Escolar Indígena (CAPES/DEB, SECAD e INEP).