O Departamento de Educação (DEd) foi criado e implementado pela Portaria GR n° 464, assinada pelo Reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 06 de novembro de 1987, como órgão constitutivo do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH).

     A criação do Departamento de Educação foi expressão de uma reestruturação departamental que envolvia todo o CECH. Este de dois grandes e heterogêneos Departamentos (DFCFE = Departamento de Fundamentos Científicos e Filosóficos da Educação e DTE = Departamento de Tecnologia Educacional), passou a se constituir de seis novos departamentos, a saber: DEd = Departamento de Educação; DEME = Departamento de Metodologia de Ensino; DP = Departamento de Psicologia; DCSo = Departamento de Ciências Sociais; DL = Departamento de Letras; DFMC = Departamento de Filosofia e Metodologia da Ciência.

     O Departamento de Educação se estruturou, desde a sua criação, em três Áreas: FE = Fundamentos da Educação; AE = Administração Escolar e OE = Orientação Educacional. A Área de Fundamentos da Educação originou-se do extinto Departamento de Fundamentos Científicos e Filosóficos da Educação e era representada por cinco docentes; as Áreas de Administração Escolar e de Orientação Educacional originaram-se do extinto Departamento de Tecnologia Educacional e eram representados primeiramente por cinco e depois por quatro docentes. Assim, ao todo, o corpo de funcionários fundador do Departamento compunha-se de quatorze docentes efetivos e um técnico-administrativo.

     Hoje (2004), após dezesseis anos de existência, o Departamento de Educação se compõe de oito docentes efetivos, 04 (quatro) docentes substitutos e um técnico administrativo e um bolsista patrulheiro. Sua áreas principais são duas: Fundamentos da Educação e Administração Escolar.

     O objetivo geral do Departamento de Educação é contribuir para o aprofundamento teórico e prático da Educação por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito da Graduação e da Pós-Graduação. Especificamente, o Ded se propõe a atuar na formação do educador/pesquisador, participante crítico e criativo da realidade social, política e econômica.

     O perfil do profissional que o Departamento de Educação se propõe a formar sintetiza-se no termo "Educador", isto é, um profissional que analisa e aplica métodos pedagógicos, compreendendo-o no seu conteúdo. Esse perfil de educador reage à fragmentação da ciência pedagógica, não aceita a dicotomia entre a teoria e a prática e denuncia o distanciamento entre a academia e a comunidade.

     O Departamento de Educação desenvolve em nível de graduação atividades acadêmicas de ensino respondendo por um amplo leque de disciplinas, obrigatórias e optativas, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, das demais licenciaturas e de outros cursos da Universidade Federal de São Carlos. Especificamente, do Curso de Pedagogia, é responsável pelas disciplinas de Fundamentos da Educação e pelas disciplinas profissionalizantes de Administração Escolar e Orientação Educacional.

     Em nível de Pós-Graduação é responsável pelas disciplinas e orientações da área de Fundamentos da Educação (Mestrado/Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

     Quanto às atividades de pesquisa e extensão, o Departamento de Educação desenvolve vários projetos, uns financiados e outros não, conforme consta na relação de cada docente.

     As linhas de pesquisa em que os docentes atuam são quatro:

1. Fundamentos da Educação. Propõe a reflexão histórico-filosófica e social do fenômeno educacional;

2. Educação Brasileira. Estuda a história e a filosofia da educação brasileira, as políticas educacionais e as instituições escolares;

3. Trabalho e Educação. Estuda a história da relação entre trabalho e educação e a natureza das novas tecnologias e das novas formas de produção e seu impacto na educação.

4. Administração Educacional. Estuda a instituição educacional do ponto de vista pedagógico-administrativo.

     Os suportes infra-estruturais para esse conjunto de atividades acadêmicas são o SDE (Serviço de Documentação em Educação) e três salas especiais para pesquisa. O Serviço de Documentação em Educação hoje está incorporado na UEIM (Unidade Especial Informação e Memória).

 

Melhor desempenho em 800x600 px. Recomendado o uso do Internet Explorer 5.0+
Página desenvolvida por Jeferson Rodrigo Tagliavini Savignado. + Mais Informações +