Localizada a 230 quilômetros da Capital, próxima ao centro geográfico do Estado de São Paulo, São Carlos conta com cerca de 180 mil habitantes e é conhecida como a Capital da Tecnologias. Na edição de dezembro de 1997 da revista Exame, São Carlos foi considerada a sétima cidade brasileira com melhor Potencial para investimento e está entre aquelas com melhor qualidade de vida.
 
A tecnologia está presente em seu Parque industrial composto por mais de 650 indústrias e cerca de 100 empresas de base tecnológica, resultado da elevada concentracão de especialistas em óptica, informática, química fina, mecânica de alta preasão e novos materiais, só para citar algumas áreas.O elevado número de pesquisadores garante à cidade um índice do qual a comunidade local muito se orgulha: há um doutor para cada 230 habitantes.
 
Os principais produtos rurais do município são o leite, a laranja e a cana-de-açúcar. A economia, no entanto, é dominada pelos setores de prestação de servias e comércio (mais de quatro mil estabelecimentos) e indústria, destacando-se as fábricas de compressores, material escolar, toalhas, eletrodomésticos, conservas alimentícias, tapetes e do setor automobilístico. A renda per capita local é uma das maiores do País, com R$ 7 mil anuais, segundo o Instituto de Economia Maurílio Biaoi, de Ribeirão Preto.
 
São Carlos apresenta ainda grande perspectiva de ampliação tecnológica. Há, no município, três incubadoras de empresas para novos empreendedores, em sua maioria, ex-alunos da UFSCar e do campus da Universidade de São Paulo (USP). Essas incubadoras dão suporte aos novos empresários para que iniciem suas actividades no mercado, até que esses empreendimentos tornem-se auto-sustentáveis.
Fonte:Agenda UFSCar 2001
Mais sobre São Carlos:
Relação de restaurantes de São Carlos [ .doc ] [ .pdf ] [ html ]
http://www.saocarlosoficial.com.br
http://www.saocarlosnews.com.br
http://www.imagemesom.com/terrasaltas
 
xxx