A AÇÃO EDUCATIVA E O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE EM COMUNIDADES DO ENTORNO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ILHA GRANDE, RJ
Marilene de Sá Cadei (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
 
AGENDA 21 NO ASSENTAMENTO FAZENDA NOVA: LIMITES E POSSIBLIDADES NO TRABALHO COM EDUCAÇÃO AMBIETAL.
Edinaldo Medeiros Carmo (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), Ludmila Oliveira Holanda (Universidade Estadual de Feira de Santana) e Luiz Antônio Ferraro Júnior (Universidade Estadual de Feira de Santana)
 
ÁGUA POTÁVEL: O DESAFIO DE SENSIBILIZAR PARA UM CONSUMO RESPONSÁVEL
Maria Teresa Orlandin Nunes e Maria Inés Copello Levy (Programa de Educação Ambiental – Fundação Universidade Federal do Rio Grande)
 
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ENTRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Marimiriam Dias Esqueda(CFCH/Usc), Alcides Lopes Leão(FCA/Unesp), Marília Freitas de Campos Tozoni Reis(IB/Unesp).
 
ALGUNS ASPECTOS DA LEI DE POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PONTO DE VISTA DE EDUCADORES
Daniel Fonseca de Andrade (Sociedade Ibiré de Educação para o Desenvolvimento Sustentável)
 
ANÁLISE DA POTENCIALIDADE EDUCACIONAL DE DIFERENTES PERSPECTIVAS DE DANO AMBIENTAL
1) João Amadeus Pereira Alves e (2) Washington Luiz Pacheco de Carvalho (1-Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Unesp – Campus de Bauru, 2-Deptº de Física e Química – Faculdade de Engenharia – Unesp – Campus de Ilha Solteira)
 
ANÁLISE DO GRAU DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Gislaine Gomes da Costa e Denise de Freitas (Universidade Federal de São Carlos
 
AVALIAÇÃO DO EVENTO “DIA NACIONAL DO LOBO-GUARÁ” REALIZADO NO ZOOLÓGICO DE SOROCABA, NO PERÍODO DE 2000 A 2002. AVALIAÇÃO DO EVENTO “DIA NACIONAL DO LOBO-GUARÁ” REALIZADO NO ZOOLÓGICO DE SOROCABA, NO PERÍODO DE 2000 A 2002.
Viviane Aparecida Rachid Garcia1 Cecília Pessutti1,2 Maria Cornélia Mergulhão1 (Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” - Sorocaba-SP1, Grupo de Trabalho de Canídeos2)
 
BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Rita Helena Troppmair de Almeida Moura, Fábio Deboni da Silva, Carlos Rodrigues Brandão (ESALQ – USP).
 
CAMINHADA INTERPRETATIVA NA NATUREZA COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Fábio Bueno de Lima, Micheli Kowalczuk Machado, João Luiz Hoefel, Almerinda Antonia Barbosa Fadini (Universidade São Francisco – USF – Campus Bragança Paulista-SP).
 
UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE O ENFOQUE CTS (CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE)
Cleiva Aguiar de Lima e Maria Inés Copello Levy (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Fundação Universidade Federal do Rio Grande
 
CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: MOVIMENTO SINGULAR OU PLURAL?
Fabio Deboni da Silva e Marcos Sorrentino (ESALQ – USP)
 
COMPREENDENDO OS SIGNIFICADOS DA MUDANÇA DE PARADIGMA: PRESSUPOSTO NECESSÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Diego Chabalgoity (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ)
 
COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO MÉDIO SOLIMÕES, IDENTIDADE CULTURAL E SUSTENTABILIDADE.
Lucilene Danciguer, Antropóloga, Mestre em Biologia Vegetal. (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem). Prof. Dr. Mauro Leonel (Universidade Estadual Paulista)
 
O CONCEITO DE HOLISMO EM ÉTICA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mauro Grün (Universidade de Caxias do Sul – UCS e Universidade Luterana do Brasil – ULBRA)
 
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ.
Tânia Maria Leal Barbosa, Ozeneide Venâncio de Mello Machado e Lúcia Helena Fonseca Granjeiro (Universidade Estadual do Ceará - UECE)
 
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO
Jorge Sobral Da Silva Maia (Mestre em Ecologia e Recursos Naturais / UFSCar) Haydée Torres De Oliveira (Departamento de Hidrobiologia / UFSCar)
 
CONCEPÇÕES SOBRE MEIO AMBIENTE DE PEQUENOS AGRICULTORES DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA – GOIÁS
Rosenval Tavares de Sousa (PG) e Agustina Echeverría (PQ) (Universidade Federal de Goiás -UFG - Instituto de Química)
 
CONHECIMENTO DISCIPLINAR: (IM)POSSIBILIDADES DO DISCURSO SOBRE A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL.
Luciana Palharini (Faculdade de Educação/ Unicamp)
 
OS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES QUE FAZEM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: CAMINHOS METODOLÓGICOS E ANÁLISE PRELIMINAR.
Taciana Neto Leme e Silvia Luzia F Trivellato (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo).
 
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BIODIVERSIDADE POR ESTUDANTES DA 6º SÉRIE (3º CICLO) DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA UNIDADE DE ENSINO PARTICULAR
Kátia Valéria Marques Cardoso Prates (CRHEA – SHS - EESC – USP) Rosana Filomena Vazoller (USP – Campus São Paulo)
 
CONTANDO SOBRE A VIDA À BEIRA DO RIO TIETÊ: CONTEÚDOS HISTÓRICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Isadora Puntel de Almeida e Marilia Freitas de Campos Tozoni-Reis (UNESP – Bauru)
 
A DEGRADAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIBEIRÃO LAVAPÉS E A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-AÇÃO.
Júlio César Jacometto, Ednei Antonio Antunes, Aderbal Ap. China, Vera Cássia dos Santos Brito da Rocha, Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, Renato Eugenio da Silva Diniz (UNESP – Botucatu)
 
“DEPOIMENTOS COLETIVOS” E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA PESQUISA E ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Maria Julieta Costa Calazans (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ), Victor Novicki (Universidade Estácio de Sá - UNESA), Maria do Carmo Moreira Martins Maccariello (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ)
 
DESCOBRINDO A VIDA: SENSIBILIZAÇÃO, CONHECIMENTO E AÇÃO.
Adriana Kulaif Terra Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis (Departamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Botucatu)
 
DESCONSTRUINDO REPRESENTAÇÕES EM MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Eneida Maria Molfi Goya (Universidade de Sorocaba)
 
DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS
Carmen Roselaine de Oliveira Farias (UNESP Campus de Bauru) Washington Luiz Pacheco de Carvalho (Prof. Assist. Doutor do Depto. de Física e Química da Faculdade de Eng. de Ilha Solteira - Unesp. Orientador no Programa de Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp - Campus de Bauru)
 
DETERMINISMO BIOLÓGICO: O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NACONCEPÇÃO DE FRITJOF CAPRA
Philippe Pomier Layrargues (UNICAMP)
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E 3ª IDADE: ANÁLISE DE UM PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO.
Sergio Luiz Bertoncello, Maria Elvira Sogayar Scapol, Ana Paula de Castro Pereira, Glória Christina Ferreira Pinto, Maríla Freitas de Campos Tozoni-Reis & Renato Eugênio da Silva Diniz (Departamento de Educação – IB – UNESP – Botucatu)
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Elizabeth Chirieleison Fernandes (Universidade Federal de Uberlândia) Ana Maria de Oliveira Cunha (Universidade Federal de Uberlândia) Oswaldo Marçal Júnior (Universidade Federal de Uberlândia)
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÃO SOCIAL: SABERES E IMAGENS DA PRÁTICA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA.
Andréa Cristina Genu Paes Barreto,Diva Anélie Guimarães, Marilena Loureiro da Silva (Universidade Federal do Pará/ Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente/GEAM)
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS INSERIDAS EM ÁREA DE MANANCIAIS.
Maria do Socorro Silva Pereira Lippi (Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura - Mackenzie/SP e UNISA - Universidade de Santo Amaro). Petra Sanchez Sanchez (Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura - Mackenzie/SP)
 
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FLORESTA DE CAXIUANÃ: RECONSTITUINDO SIGNIFICADOS
Marilena Loureiro da Silva (Universidade Federal do Pará/ Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente/GEAM)
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
Regina Mendes (Projeto Fundão Biologia – LOI/NADC/IB/UFRJ, Fundação Cecierj/Consórcio Cederj - SECTI/RJ e Faculdade de Formação de Professores/UERJ) e Arnaldo Vaz (Colégio Técnico/UFMG e Programa de Pós Graduação em Educação/UFMG)
 
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA
Carla Juny Soares Azevedo e Cristiane Camargo da Silva Maria Talita Fleig (Universidade Federal de Santa Maria/RS/BRASIL)
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE ALGUMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS – O CASO DA UFPA.
Pedro Chaves Baía Junior e Diva Anélie de Araújo Guimarães (Universidade Federal do Pará)
 
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PARQUES ESTADUAIS PAULISTAS.
Renata Ferraz de Toledo e Maria Cecília Focesi Pelicioni (USP)
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS QUINTAIS: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ESCOLA E A COMUNIDADE.
Lilian Machado Marques(Bolsista Pibic/UNEMAT – Deptº Ciênc. Biológicas de Cáceres, MT.) Maria Antonia Carniello (Profª. Deptº de Ciênc. Biológicas de Cáceres, UNEMAT)
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CURRÍCULO: A ESCOLA RIBEIRINHA DO COMBÚ-BELÉM/PA
João Marcelo Barbosa Dergan (Universidade Federal do Pará)
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TURISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL NA ÁREA DE PROTEÇÃO DE CORUMBATAÍ-SP.
Regina Célia Di Ciommo (APASC – Associação Ambiental de São Carlos)
 
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTORNOS PÓS MODERNOS
Alik Wunder Erica Speglich, Fabiana Aparecida de Carvalho e Antonio Carlos R. de Amorim (Faculdade de Educação/ Unicamp)
 
UM ENSAIO CRÍTICO ACERCA DA PROVISÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DURANTE O HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO- HTPC.
Henrique Croisfelts, Daniel Fonseca de Andrade e Tatiana Noronha de Souza (Sociedade Ibiré de Eduacação para o Desenvolvimento Sustentável)
 
UM ENSAIO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NATUREZA E RECURSOS NATURAIS.
Daniel Fonseca de Andrade (Sociedade Ibiré de Educação para o Desenvolvimento Sustentável).
 
A ESCOLA VAI AO PARQUE - O PARQUE COMO UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
João Moya Neto e Antonio Fernando Silveira Guerra (Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI - Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS)
 
ESPORTES AMBIENTAIS: DA QUALIDADE DE VIDA À QUALIDADE AMBIENTAL.
Tonia Costa (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Vagner de Araújo Cameron (Pós-graduação CCEFEx/ UFRJ)
 
ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES E ALUNOS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO AOS RESÍDUOS SÓLIDOS, CÁCERES/MT.
Fernanda de Laet (UNEMAT) e Darci Ordonio dos Santos Bezerra (UNEMAT)
 
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS: (RE) CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis e Aristeu Vieira da Silva (UNESP – Botucatu)
 
A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES AMBIENTAIS NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA.
Marilia Fretias de Campos Tozoni-Reis e Aristeu Vieira da Silva (UNESP – Botucatu)
 
HISTÓRIAS DE VIAGEM, A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Marise Basso Amaral. Maria Lúcia Wortmann. (Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS Universidade Luterana do Brasil Ulbra-RS)
 
AS IDÉIAS DE SUSTENTABILIDADE DOS ALUNOS DE UM CURSO DE BIOLOGIA
Simone Sendin Moreira Guimarães e Maria Guiomar Carneiro Tomazello (Universidade Metodista de Piracicaba)
 
IMAGENS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TV: O REPÓRTER ECO.
Lucia de Fátima Estevinho Guido (Universidade Federal de Uberlândia)
 
INDICADORES SOCIAIS DE QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Nadja janke (UNESP - Bauru) e Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis (UNESP – Botucatu).
 
A INTERAÇÃO DOS SUJEITOS FORMADORES DE OPINIÃO DE SÃO LUIZ GONZAGA (RS) COMO FUNDAMENTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Dinara Bortoli Tomase (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões – URI) e Maria Cristina Pansera de Araújo (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ)
 
A INTERFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFORMAL NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ECOSSISTEMAS TERRESTRES TROPICAIS BRASILEIROS
Patrícia Gomes Pinheiro e Osmar Cavassan (Pós-Graduação em Educação para a Ciência – FC/Unesp/Bauru)
 
INTERVENÇÃO NA IMPRENSA GRÁFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – BA: ESTUDO DE CASO.
Ilva Mônica Costa Magalhães Brandão, Áurea C. A. Campos (Universidade Estadual de Feira de Santana)
 
INVESTIGANDO A RELAÇÃO ENTRE ATITUDES RELATIVAS À COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE O ECOSSISTEMA.
Ana Carolina Moura Sobral (UFPE) e Francimar Martins Teixeira (UFPE)
 
MUDANÇAS DE ATITUDES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Daisi Teresinha Chapani (UESB – Jequié) e Ana Maria Lombardi Daibem (UNESP - Bauru)
 
NOÇÃO DE SAÚDE EM CRIANÇAS DO BAIRRO “MÃE PRETA” EM RIO CLARO.
Cristina Maria Vasques (UNESP – Rio Claro)
 
OLHARES EM SITUAÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA PEDAGOGIA DA FURG
Cristiane Fensterseifer, Maria Inés Copello de Levy e Maria do Carmo Galiazzi – PPGEA / FURG
 
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE: UMA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA
Danielle Grynszpan, Diego Chabalgoity, Rosany Bochner, Cristina Araripe Wilson Régis da Costa e Rosana Araújo Lopes (Fundação Oswaldo Cruz )
 
PERFIL DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL.
Lúcia Helena Manzochi (Sociedade Cultural, Científica e Ecológica Trilha Verde)
 
PESQUISA E AÇÃO EDUCATIVA AMBIENTAL: IDENTIFICANDO E CUIDANDO DO AMBIENTE URBANO
Carolina Reigada e Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis (Unesp- Botucatu)
 
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO DISTRITO FEDERAL.
Marcelo X. A. Bizerril (Faculdade de Ciências da Saúde, Centro Universitário de Brasília) e Dóris S. Faria. (Departamento de Ecologia, Universidade de Brasília).
 
AS PROFESSORAS E OS CONHECIMENTOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS.
Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti (UNESP – Araraquara) e Luiz Marcelo de Carvalho (UNESP – Rio Claro)
 
RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Rosana Louro Ferreira Silva (Faculdades Padre Anchieta de Jundiaí)
 
RECURSOS HUMANOS E A MULTIDISCIPLINARIDADE NOS MUSEUS.
Ana Lúcia Ramos Auricchio (Instituto Pau Brasil de História Natural)
 
A RELAÇÃO CTS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA: INVESTIGANDO A APRENDIZAGEM DOCENTE
Dalva Maria Bianchini Bonotto (UNESP Campus de Rio Claro) e Nivaldo Nale (UFSCar)
 
A RELAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE QUADRO DE PERCEPÇÃO COM A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS SECOS. O CASO DO INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
Cláudia Kobata, Márcia Salgueiro Maria Teixeira Wenzel e Maria Teresa de Jesus Gouveia (Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro)
 
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS POTENCIAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNESP DE BAURU (SP).
Ana Cláudia Cirino Barizan, Ana Maria Lombardi Daibem e Sônia Silveira Ruiz (UNESP – Bauru)
 
OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO PARA COM O MEIO AMBIENTE PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA: OLHARES SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL.
Lincoln Tavares Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
 
A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: CONCEPÇÃO E INTERVENÇÃO
Amadeu Logarezzi, Graziela Del Monaco e Carolina Motta Borgonovi (UFSCar)
 
AS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA GAÚCHA.
Sônia B. Zakrzevski (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/RS) Michéle Sato (Universidade Federal de Cuiabá/MT)
 
 
xxx