Guia para aulas finais TURMA A

Próxima aula dia 26/05
Difusionismo, ler esses textos
Aula dia 02/06
Roteiro de leitura para responder em grupo. Ler
Rivers, W. H. “A análise etnológica da cultura”; “O desaparecimento das artes úteis”; “Sobrevivência em Sociologia” In Cardoso de Oliveira, Roberto (Org.). A antropologia de Rivers. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.
Aula dia 09/06
Ler: Castro, Celso. “Apresentação” In Castro, Celso (org.). Franz Boas, Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
Stocking, G. W. Jr. “Os pressupostos básicos da antropologia de Boas”. In Franz Boas: A formação da antropologia americana 1883 – 1911. Rio de Janeiro: Contraponto e editora UFRJ, 2004
AULA dia 16/06
Prova. Matéria Difusionismo e Boas
Aula dia 23/06
Ler: Kuper, Adam. Cultura, a visão dos antropólogos. Bauru: Edusc, 2002, cap 2.
Ruth Benedict. O crisântemo e a espada. 2ª edição, São Paulo: Perspectiva, 1997. Caps. 1,2 e 13.
Aula dia 30/06
Substitutiva da unidade 1 (pré-antropologia), substitutiva da unidade 2 (evolucionismo)
Aula dia 07/07
Substitutiva unidade 3 (Difusionismo e Boas)

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Guia para aulas finais TURMA B

Próxima aula dia 01/06 ( dia 25/05 não haverá aula para equilibrar com a turma A)
Roteiro de leitura para responder em grupo. Ler
Rivers, W. H. “A análise etnológica da cultura”; “O desaparecimento das artes úteis”; “Sobrevivência em Sociologia” In Cardoso de Oliveira, Roberto (Org.). A antropologia de Rivers. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.
Aula dia 08/06
Ler: Castro, Celso. “Apresentação” In Castro, Celso (org.). Franz Boas, Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
Stocking, G. W. Jr. “Os pressupostos básicos da antropologia de Boas”. In Franz Boas: A formação da antropologia americana 1883 – 1911. Rio de Janeiro: Contraponto e editora UFRJ, 2004
AULA dia 15/06
Prova. Matéria Difusionismo e Boas
Aula dia 22/06
Ler: Kuper, Adam. Cultura, a visão dos antropólogos. Bauru: Edusc, 2002, cap 2.
Ruth Benedict. O crisântemo e a espada. 2ª edição, São Paulo: Perspectiva, 1997. Caps. 1,2 e 13.
Aula dia 29/06
Substitutiva da unidade 1 (pré-antropologia), substitutiva da unidade 2 (evolucionismo)
Aula dia 06/07
Substitutiva unidade 3 (Difusionismo e Boas)

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Leituras para o dia 21/22 de maio

Alunxs

Aqui as leituras para a aula do dia (21/22) de maio. É a aula sobre difusionismo.

Marvin Harris, El desarrolo de la teoria antropológica (cap sobre difusionismo)

e

Ericken, T. H. História da Antropologia. Ler pequeno trecho chamado “Difusionismo”

ou aqui e aqui

 

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Roteiro de leitura e atividade para próximas aulas

Introdução à Antropologia, 2015.  Prof. Igor José de Renó Machado

Roteiro de leitura e preparação de uma aula.

Ler os seguintes textos:

  1. Silva, Márcio Ferreira. “1871: o ano que não terminou.” Cadernos de Campo (São Paulo, 1991) 19 (2010): 323-336.
  2. Almeida, Mauro William Barbosa. “Lewis Morgan: 140 anos dos Sistemas de Consanguinidade e Afinidade da Família Humana (1871-2011).” Cadernos de Campo (São Paulo, 1991) 19.19 (2010): 309-322.
  3. Rosa, Frederico Delgado. “Edward Tylor e a extraordinária evolução religiosa da humanidade.” Cadernos de Campo (São Paulo, 1991) 19.19 (2010): 297-308.
  4. Morgan, Lewis Henry. “A sociedade antiga”. In Castro, Celso (org.). Evolucionismo Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005;
  5. Tylor, Edwards B. In Castro, Celso (org.). Evolucionismo Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005;
  6. Frazer, James G. In Castro, Celso (org.). Evolucionismo Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005;

A seguir, em grupos de 8 a 10 pessoas, fazer um texto sobre essas leituras, simulando uma aula (como as belas aulas do professor). O texto deve seguir as seguintes características: ter no mínimo 10 páginas A4 (sem bibliografia), espaço 1.5, letra Times New Roman 12, margens normais e sem espaçamentos entre os parágrafos.

O roteiro da aula deve contemplar os seguintes tópicos:

“Releituras dos Evolucionistas”

“Parentesco e religião como paradigmas do conhecimento antropológico”

“Morgan e Tylor revisitados”.

Como será o processo:

Ler os textos todos até a próxima aula (4 e 5 de abril). A aula será de trabalho, com os grupos reunidos a fazer o texto e discutindo as melhores alternativas. O professor acompanhará toda a aula e estará à disposição para ajudar na discussão dos grupos.

Na aula seguinte (11 e 12 de abril) os grupos trarão os textos prontos. Os grupos se reunirão na sala de aula e lerão entre si os textos produzidos. Terão metade da aula para produzir um texto final da sala toda, mesclando os textos produzidos de forma a produzir o melhor texto possível. Esse texto será lido na segunda parte da aula. O professor ajudará no processo.

Devem ser entregues ao professor os textos de cada grupo e o texto final da sala.

Os alunos podem recorrer a quaisquer outros textos que acharem relevantes.

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Programas de curso

Clique aqui para acessar o programa de Introdução à antropologia

Leave a Comment

Filed under Sem categoria