Igor José de Renó Machado

antropologia e vida acadêmica

Roteiro de leitura e atividade para próximas aulas

Introdução à Antropologia, 2015.  Prof. Igor José de Renó Machado

Roteiro de leitura e preparação de uma aula.

Ler os seguintes textos:

  1. Silva, Márcio Ferreira. “1871: o ano que não terminou.” Cadernos de Campo (São Paulo, 1991) 19 (2010): 323-336.
  2. Almeida, Mauro William Barbosa. “Lewis Morgan: 140 anos dos Sistemas de Consanguinidade e Afinidade da Família Humana (1871-2011).” Cadernos de Campo (São Paulo, 1991) 19.19 (2010): 309-322.
  3. Rosa, Frederico Delgado. “Edward Tylor e a extraordinária evolução religiosa da humanidade.” Cadernos de Campo (São Paulo, 1991) 19.19 (2010): 297-308.
  4. Morgan, Lewis Henry. “A sociedade antiga”. In Castro, Celso (org.). Evolucionismo Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005;
  5. Tylor, Edwards B. In Castro, Celso (org.). Evolucionismo Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005;
  6. Frazer, James G. In Castro, Celso (org.). Evolucionismo Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005;

A seguir, em grupos de 8 a 10 pessoas, fazer um texto sobre essas leituras, simulando uma aula (como as belas aulas do professor). O texto deve seguir as seguintes características: ter no mínimo 10 páginas A4 (sem bibliografia), espaço 1.5, letra Times New Roman 12, margens normais e sem espaçamentos entre os parágrafos.

O roteiro da aula deve contemplar os seguintes tópicos:

“Releituras dos Evolucionistas”

“Parentesco e religião como paradigmas do conhecimento antropológico”

“Morgan e Tylor revisitados”.

Como será o processo:

Ler os textos todos até a próxima aula (4 e 5 de abril). A aula será de trabalho, com os grupos reunidos a fazer o texto e discutindo as melhores alternativas. O professor acompanhará toda a aula e estará à disposição para ajudar na discussão dos grupos.

Na aula seguinte (11 e 12 de abril) os grupos trarão os textos prontos. Os grupos se reunirão na sala de aula e lerão entre si os textos produzidos. Terão metade da aula para produzir um texto final da sala toda, mesclando os textos produzidos de forma a produzir o melhor texto possível. Esse texto será lido na segunda parte da aula. O professor ajudará no processo.

Devem ser entregues ao professor os textos de cada grupo e o texto final da sala.

Os alunos podem recorrer a quaisquer outros textos que acharem relevantes.

Programas de curso

Clique aqui para acessar o programa de Introdução à antropologia

Artigo novo

MACHADO, Igor José de Renó. O futuro do passado: imigrantes brasileiros em Portugal e diferentes entrelaçamentos. REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum.,  Brasília ,  v. 22, n. 43, dez.  2014 .

Novo E-book

Livro sobre Valadares.

Clique aqui para acessa-lo.

Livro 2 de 2013

Livro didático para ensino médio!

veja aqui um preview da obra