Universidade Federal de São Carlos
Centro de Educação e Ciências Humanas
Curso de Pedagogia

 

 

Sobre o curso

  Projeto Político-Pedagógico   Catálogo do Curso   Grade Curricular  

O curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal de São Carlos, foi implantado em 1971, com a Habilitação em Orientação Educacional. No ano seguinte, 1972, foi aberta a Habilitação em Administração Escolar. Essas duas habilitações foram reconhecidas pelo Conselho Federal de Educação, em 1974, pelos decretos:

- Decreto n º 73.736, de 05/03/74 – Orientação Educacional
- Decreto n º 75.025, de 03/12/74 - Administração Escolar

Desde sua implantação, o curso de Licenciatura em Pedagogia configurou-se como licenciatura plena, atendendo ao currículo mínimo e à carga horária mínima fixados no Parecer MEC 252/69. Considerando a discussão nacional sobre o especialista em educação dever ser antes um professor, em 1983, o Conselho do Curso de Licenciatura em Pedagogia/UFSCar propôs criar, em caráter de nova habilitação como complementação, que seria oferecida a alunos que já estivessem formados em uma das outras duas habilitações do curso e que retornariam à universidade para complementar sua formação, a Habilitação “Magistério das Matérias Pedagógicas do Segundo Grau”. Apoiada em bases legais (Parecer 252/69/CFE, item IV, e Resolução nº 2/69/CFE, art. 7º), a proposta foi aprovada pela Comissão de Coordenação de Curso de Licenciatura em Pedagogia, em 08 de abril de 1983. Essa Habilitação teve então duas ofertas, em caráter complementar, nos anos de 1984 e 1986. Em 1988, tendo em vista:

a) o fortalecimento das discussões nacionais sobre o curso de Pedagogia e a formação de professores,
b) a avaliação da oferta da Habilitação “Magistério das Matérias Pedagógicas do Segundo Grau” (oferecida até então em caráter complementar),
c) novas exigências legais para o registro profissional (Portaria MEC 35/85),
d) resolução CFE n º 70/76, do Conselheiro Valnir Chagas, considerando ser a habilitação do pedagogo ao magistério das matérias pedagógicas anterior a qualquer outra habilitação, e
e) Parecer CFE n º 187/88, a Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos propõe uma reformulação substancial do curso.

A proposta de reformulação foi aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa, em sua 125ª reunião, realizada em 22/11/88. Dessa forma, a partir de 1989, o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos passou a ter como habilitação central obrigatória Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau. Além disso, em 1988, foi criada uma nova Habilitação: “Magistério das Séries Iniciais do Primeiro Grau”, oferecida em caráter complementar. Contemplando a alteração da nomenclatura dos graus de ensino, posta pela nova LDB (Lei 9394/96), nas habilitações e nas disciplinas do curso as expressões 1o e 2 º graus foram substituídas pelas expressões Ensino Fundamental e Ensino Médio, respectivamente. Houve também ampliação da carga destinada aos estágios curriculares (totalizando 300 horas). As habilitações Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental foram reconhecidas pela Portaria MEC nº 1961/01 de 30/08/01, publicada no DOU de 03/09/01.

No ano de 2002, após uma adequação curricular, as duas habilitações passaram a ser oferecidas como habilitações centrais do curso, cabendo aos alunos fazer a opção por uma delas durante o 4o semestre. As outras habilitações continuaram a ser oferecidas em caráter complementar opcional. Em 2002 iniciou-se um novo processo de reformulação do curso (seguindo,assim, a tendência das discussões nacionais referendadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, aprovadas em 2006), que levou a extinção das habilitações, passando o curso a formar o Pedagogo Pleno. Esse processo de reformulação concluiu-se em fevereiro de 2004. Entretanto, em 2006 o Conselho do Curso realizou pequenos ajustes na grade curricular, corrigindo distorções percebidas por professores e alunos. Consequentemente, o curso de Pedagogia passou a formar Pedagogos para atuarem junto a docência na séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Infantil, na gestão escolar (administração e supervisão), na orientação educacional e na coordenação pedagógica das escolas.

Em 2008 o curso de Pedagogia sofreu nova reformulação. O curso de Pedagogia da UFSCar a partir de 2009 passa a ofertar 45 vagas para o período noturno e 45 vagas para o período matutino (não mais integral). O curso tem, agora, a duração de 10 semestres, ou seja, cinco anos. Consequentemente sua grade curricular sofreu alteração significativa um exemplo disso foi a inclusão de estágios e formação específica para as áreas de Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. A grade também se flexibilizou oportunizando ao/a aluno/a optar por disciplinas no decorrer da sua formação para aprofundamento de estudos em áreas de maior interesse. Portanto, o curso de Pedagogia da UFSCar forma seus alunos/as para atuarem: na docência das séries iniciais do ensino fundamental, educação infantil e Jovens e Adultos;na Gestão Educacional como coordenadores pedagógicos, administradores, supervisores e orientadores educacionais. Para conhecer mais a repeito do curso, sua grade curricular e sua concepção de formação de professores clique em "Projeto Político Pedagógico" e "Grade Curricular" no menu deste site.

 

Secretária do curso: Tânia M. P. Ferrazza (ccped@ufscar.br) Tel: (16) 3351-8354
Campus São Carlos
Rodovia Washington Luís (SP-310), km 235
São Carlos - São Paulo - Brasil
CEP 13565-905