Teorias de Aquisição e Aprendizagem de Línguas

Docente responsável: Ademar da Silva

Carga horária: 8 créditos (cada crédito perfaz 15 horas)

Ementa: Estudar os principais  modelos teóricos contemporâneos que abordam a constituição e funcionamento do processo de  adquirir/aprender uma língua (materna ou estrangeira).

Bibliografia principal:

ALMEIDA FILHO, J.C.P - Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 3.ed. Campinas: Pontes, 2002.

BROWN, H.D. English Language teaching in the "post method" era: towards better diagnosis treatment, and assessment. IN: RICHARDS, J.C.; RENANDYA, W.A. A methodology in language teaching: an anthology of current practice. Cambridge:Cambridge University Press, 2002. p. 9-18.

____________. Principles of language learning and teaching. 3 ed. New Jersey: Prentice Hall, 1994.

CASTRO, S.T.R. As teorias de aquisição/aprendizagem de 2ª língua/língua estrangeira: implicações para a sala de aula. Contexturas, Taubaté, n. 3, p. 39-46, 1996.

ELLIOT, A. J. A linguagem da criança. Tradução de Vera Ribeiro.Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

KANG, S. Learning Styles: implications for ESL/EFL instruction. English language forum. Washington, v.37, n.4, p. 6-11, Oct. 1999.

LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.

LEMOS, C.G. de. Interacionismo e aquisição da linguagem. DELTA, v.2, n.2, 1986, p 231-248.

LIGHTBOWN, P.M.; SPADA, N. How languages are learned. Oxford: Oxford University Press, 1993.

RICHARDS, J. C.; ROGERS, T.S. Approaches and methods in language teaching: a description analysis. Cambridge: Cambridge University press, 19886.

SCARPA, E. M. Aquisição de linguagem. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. (Orgs.) Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001 v.2, p. 203-232.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jéferson Luís Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1991.