I Semana de Física I Semana de Física
De 14 a 18 de março de 2005

Realização do Diretório Acadêmico da Física
DAF DF UFSCar
"Por que esta ciência aplicada, que economiza trabalho e torna a vida mais fácil, traz a nós tão pouca felicidade? A simples resposta vem: porque nós ainda não aprendemos a fazer uso sensível da mesma" (Albert Einstein).

PATROCINADORES:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia Banco do Brasil



EPTV Pão de Queijo Mineiro




C&@ Computadores Printy Copy Master


NET

Compre Bem Restaurante Panela




SMEC



APOIO:

DCE CEC/PROEx/SAC




FAI
APRESENTAÇÃO
A proposta da I Semana de Física da UFSCar é criar e ampliar ferramentas para o acesso ao conhecimento científico e educacional. Em especial, atender uma demanda crescente dos alunos do curso de graduação em Física, Engenharia Física, além do Ensino Médio. Busca-se um aperfeiçoamento das bases acadêmicas; incentivando, assim, uma melhor formação, através de debates, palestras, painéis, mini-cursos etc.
OBJETIVOS

Esta semana abre a possibilidades de troca de experiências entre alunos de universidades e colégios de toda a região, e ainda retomar a discussão sobre qual o futuro da Física no País.
O saber não se adquire sozinho, ou sentado atrás de uma mesa com um pesado e grosso livro de estudo; ele depende, essencialmente, de investimentos contínuos e de um desejo interminável de aprender e investigar tudo ao nosso redor.
É um direito e um dever da nação brasileira, acreditar e financiar os sonhos de todos os jovens brasileiros que procuram se desenvolver como professores, cientistas etc. nos saberes científicos e pedagógicos.
Com o intuito de proporcionar esta ampla formação aos participantes, o Diretório Acadêmico da Física da UFSCar concretiza mais esse evento.

INFRA-ESTRUTURA E PÚBLICO ALVO

INFRA-ESTRUTURA:

Teatro "Florestan Fernandes" (420 lugares)
Prédio da Biblioteca Comunitária
Anfiteatro Norte (200 lugares)

PÚBLICO ALVO:

Ensino Médio
Graduação
Áreas Afins
Universidade Federal de São Carlos
COMISSÃO ORGANIZADORA

DOCENTE(S):

Adilson Jesus Aparecido de Oliveira

FUNCIONÁRIO(S):

Terezinha Gagliardi

DISCENTE(S):

Antonio Marcos dos Santos Trevisoli
Diego Leonardo Pires
Eduardo Martins Lopes
Felipe Sofia Zanuzzo
Greice Kelly S. de Souza
Márcio Cristiano Bortoloti
Mariama Rebello de S. Dias
Reinaldo César
Rodrigo Cassineli Palharini
Rodrigo Correa dos Santos
Thiago Werlang de Oliveira
ALOJAMENTO

As pessoas que necessitarem de alojamento terão vagas garantidas mediante a solicitação prévia até dia 9 de março de 2005.
Sendo necessário trazer: colchonete e material de higiene pessoal.

EVENTOS CULTURAIS
Teatro de AsfaltoOsvaldo Raspado no Asfalto
LOCAL: Teatro Universitário Florestan Fernandes - UFSCar
DATA: 14/03/2005 (Segunda)
HORÁRIO: 20h30min

Retirar convite a partir das 19h30min na bilheteria do teatro. Atividade gratuita.

Documentário poético (cômico musical) sobre a exclusão. Moradores de rua raspam-se pelos espaços públicos da Grande São Paulo. Seus depoimentos, marginais, narram experiências acumuladas pela vida na rua. Osvaldo Raspado no Asfalto é uma síntese de narrativas indigentes, recolhidas pelos atores em contatos com mendigos, catadores de papelão e famílias sem teto.
Você não verá uma história em Osvaldo Raspado no Asfalto. Cruzamentos de muitas histórias, a montagem quer desdobrar contradições de nossa vivência indigente e contemporânea da História.
Espetáculo-depoimento construído com trajetórias de Osvaldos (moradores de rua) raspados pelo asfalto dos centros urbanos. Sobrevivência e miséria, humor e cinismo, trabalho e indigência, sexo e violência, cachaça e samba são alguns dos motes pelos quais trilham seus modos particulares de observar o mundo, que estão no centro da cena. A voz do excluído é, aqui, o ponto central. É ela que se ouve em Osvaldo Raspado no Asfalto.
Esta é uma dramaturgia da rua. Todas as músicas do espetáculo foram compostas pelos atores, no processo de criação da dramaturgia e das cenas.

CONTATO
Biblioteca Setorial: (16) 3351-8226/3351-8222 ramal 203 (Terezinha Gagliardi)
DAF: daf.ufscar.br@grupos.com.br
Márcio: mcbortoloti-sefis@yahoo.com.br
Reinaldo: reinaldofisica@yahoo.com.br / (16) 9992-9278
SBF              CBPF              COPYRIGHT © ADAM PARTICKA. WEBMASTER : FELIPE S. ZANUZZO.