De 17/01/2022 a 21/01/2022
II Semana da Linguística (SeL)

A segunda edição do evento é integralmente online e gratuita. A programação é composta por entrevistas com convidados, mesas-redondas, comunicações orais e minicurso que buscam contemplar diversos interesses dentro da grande área dos Estudos da Linguagem. Entre os convidados, a II SeL conta com o sociolinguista, escritor e tradutor Marcos Bagno, da Universidade de Brasília (UnB), e o linguista forense Rui Sousa-Silva, da Universidade de Lisboa (ULisboa), de Portugal. Além disso, pensando na intensa presença do digital em nossas vidas nos últimos dois anos, a II SeL pretende levar para sua programação atividades mais voltadas para refletir sobre a relação entre o digital e a linguagem. Assim, já na mesa de abertura do evento será abordado o tema "Análise de discurso e o digital", com Luciana Salazar, professora do Departamento de Letras (DL) da UFSCar e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP); e Julia Lourenço Costa, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSCar; as pesquisadoras investigam tópicos como a dimensão algorítmica dos discursos e a ressignificação em contexto digital.
Outro destaque da programação é o minicurso "Introdução à Linguística computacional", com o professor Marcos Lopes, do Departamento de Linguística da USP e um dos autores do livro "Para conhecer: Linguística computacional", publicado pela Editora Contexto, em 2019. Confira a programação completa no link https://bit.ly/3njtbQh. O evento será aberto para o público geral. Também haverá certificado para os ouvintes que se inscreverem nas atividades. Os links para inscrições nos eventos e demais informações estão disponíveis em www.instagram.com/selufscar.

Local: YouTube e Google Meet
Horário: 10:00
Realização: Estudantes e Coordenação do curso de Bacharelado em Linguística da UFSCar
Mais informações:

Instagram do evento (www.instagram.com/selufscar) e e-mail sel.ufscar@gmail.com