20/05/2022
Conferência - "O Moderno em Ernesto de Sousa"

O projeto Alma - Antropofagia, literatura, modernismo e audiovisual - apresenta, entre os meses de março e novembro, uma série de seis conferências online. A iniciativa reúne escritores, cineastas, artistas e acadêmicos do Brasil, Portugal e Angola, que discutem temas relacionados ao processo colonial, à emergência de uma voz indígena no audiovisual contemporâneo e ao impacto da experiência modernista em diferentes territórios. A terceira conferência apresenta o tema "O Moderno em Ernesto de Sousa", um dos mais relevantes e dinâmicos modernistas portugueses no cinema mas, sobretudo, nas artes plásticas, autor de dois documentários sobre o artista português Almada Negreiros (cuja obra conhecia muito bem) e realizador do filme "Dom Roberto" (1962), único longa-metragem realizado pelo artista português Ernesto de Sousa. O tema será abordado por Ana Soares, professora e membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, em Portugal, e Isabel Nogueira, historiadora de arte contemporânea, professora universitária, ensaísta e crítica de arte. Haverá inscrição prévia para os participantes que quiserem receber certificados; para isso, é preciso preencher este formulário eletrônico.

Local: Online, pelo canal do CIAC no YouTube (https://bit.ly/3Pq3RnS)
Horário: 14:00
Realização: Laboratório de Estudos do Discurso (Labor) da UFSCar; Centro de Investigação em Arte e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, em Portugal; Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG); e Polo Audiovisual da Zona da Mata
Mais informações:

Site do evento e e-mail do professor Pedro Varoni, do Departamento de Letras (DL) - pedrovaroni@ufscar.br