25/05/2022
Seminário "Estado da arte do comportamento de oxidação de Ligas Multicomponentes Refratárias"

Devido às suas excelentes propriedades mecânicas em temperaturas elevadas, as Ligas Multicomponentes Refratárias (LMR) demonstram grande potencial para aplicações como materiais estruturais de ultra alta temperatura. No entanto, o comportamento de oxidação das LMRs é motivo de preocupação devido à oxidação por "pesting", variações significativas de peso, destacamento da camada de óxido ("spallation") ou mesmo oxidação completa em temperaturas elevadas. Nesta apresentação, ministrada por Carlos Alberto Della Rovere, docente do DEMa, a literatura sobre o comportamento de oxidação em alta temperatura das LMRs é revisada focando principalmente na composição da liga, mudanças de massa, produtos de reação (corrosão) e constituição da camada de óxido.

Local: Google Meet (https://meet.google.com/qyw-qmfh-iok)
Horário: 16:00
Realização: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar
Mais informações:

Cartaz de divulgação