Durante o mês de setembro, a Coordenadoria de Coleções Especiais (ColEsp) e o Departamento de Ação Cultural (DeAC), ambos da BCo, apresentam em conjunto uma exposição sobre o centenário da Coluna Prestes
A exposição, intitulada "Centenário da Coluna Prestes: Um Marco na História do Brasil", é de curadoria de Izabel Franco, da ColEsp, com o auxílio de Ricardo Pertile, também da ColEsp, como curador assistente, e de Vera Cóscia, como bibliotecária colaboradora.
A Coluna Prestes, liderada por Luiz Carlos Prestes e Miguel Costa, percorreu mais de 25 mil quilômetros entre 1924 e 1927, levantando a voz contra a pobreza e a miséria que assolavam o Brasil - especialmente em suas áreas mais vulneráveis. Este movimento desafiou o regime oligárquico da Primeira República e lançou as bases para um novo futuro político e social.
Ao visitar a exposição, o público descobrirá através de pequenos painéis, linha do tempo da Coluna, cópias de documentos históricos e relatos impactantes, como a Coluna Prestes se tornou um símbolo da luta contra a corrupção e as injustiças sociais, e poderá entender a importância desse movimento libertário e democrático que ainda ressoa nas demandas sociais de hoje.
A mostra é uma chance imperdível para refletir sobre esses temas e se conectar com a luta por justiça social que persiste em nossa sociedade.
É importante destacar que a ColEsp mantém um acervo especial sobre Luiz Carlos Prestes, doado pela Dra Anita Leocádia Prestes, filha de Prestes e Olga Benário, que compõe um conjunto representativo de materiais como livros com dedicatórias, vasta documentação, objetos pessoais, entre outros. A coleção de livros, por exemplo, é composta por 1450 itens, todos disponíveis para consulta local.
Vale lembrar que todas as exposições da BCo são totalmente gratuitas e podem ser visitadas no horário de atendimento da Biblioteca (de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h).
Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail acaocultural.bco@ufscar.br.