Fabricio Mazocco - Publicado em 02-12-2019 13:00
Livro aborda a Terapia Ocupacional aliada à Comunicação Alternativa
Evento de lançamento acontece no dia 5 de dezembro, na Unicamp. (Imagem: Divulgação)
A EdUFSCar está lançando o livro "Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa em contextos de desenvolvimento humano", de autoria das pesquisadoras Mariana Gurian Manzini e Claudia Maria Simões Martinez, docente aposentada da UFSCar.

O livro surgiu de um desejo de reunir as contribuições da Terapia Ocupacional no uso da comunicação suplementar ou alternativa, nos diferentes contextos de desenvolvimento humano. A aprovação de Manzini no pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO) da UFSCar, sob a supervisão de Martinez, alavancou os estudos e permitiu a finalização da publicação.

A obra apresenta resultados de pesquisas, conceitos teóricos e intervenções práticas oriundos de esforços coletivos de terapeutas ocupacionais do Brasil e do Canadá, com contribuição especializada na área da Comunicação Alternativa. "Reunimos um conjunto de pessoas do campo da Terapia Ocupacional com reconhecimento nacional e internacional e que aceitaram nosso convite para compor esta obra", afirmam as autoras.

O livro tem oito capítulos que abordam o uso de recursos de comunicação alternativa nos diferentes contextos de desenvolvimento humano, em uma perspectiva de cuidado e atenção integral às pessoas. São descritas intervenções com recursos alternativos de comunicação nos diferentes contextos de vida diária, para pessoas com dificuldades na comunicação oral ou escrita. Os capítulos versam sobre o lazer e a recreação de crianças e jovens usuários de comunicação alternativa; a comunicação alternativa no contexto hospitalar; no contexto escolar; no contexto da atenção básica; no contexto clínico; e em três contextos de desenvolvimento humano. A última parte trata de concepções, práticas e formação em tecnologia assistiva.

A publicação é destinada a estudantes e profissionais do campo da Terapia Ocupacional que atuam na área da Comunicação Alternativa. Também visa contribuir com a divulgação de conhecimento e inovações nos processos de capacitação teórica e prática dos agentes que atuam junto a pessoas com necessidades complexas de comunicação. "Embora nesta obra tenhamos reunido a experiência de terapeutas ocupacionais que se utilizam da comunicação alternativa, este recurso é também utilizado por outros profissionais dos campos da Saúde e da Educação, com destaque aos colegas fonoaudiólogos", destacam as autoras.

O lançamento do livro acontece em 5 de dezembro, às 10h45, no anfiteatro principal da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no VIII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Mais informações no site da EdUFSCar.