Mariana Pezzo - Publicado em 06-12-2019 13:00
UFSCar sedia mostras de Sustentabilidade e Educação Ambiental
Propostas e ações já implementadas serão apresentadas (Imagem: ElisaRua por Pixabay)
Com o objetivo de propiciar a troca de experiências entre estudantes de graduação da UFSCar e docentes da rede municipal de Educação Básica de São Carlos, acontecem concomitantemente no dia 11 de dezembro a "Mostra de Projetos de Tecnologias Sustentáveis" e a "Mostra de Educação Ambiental do Município de São Carlos". O evento será realizado das 8h30 às 16 horas no Campus São Carlos da UFSCar, aberto a todas as pessoas interessadas.

Na "Mostra de Projetos de Tecnologias Sustentáveis", discentes do curso de Engenharia de Produção apresentarão as propostas de projetos que desenvolveram na disciplina "Ciências do Ambiente", muitas das quais são passíveis de implantação em escolas e outras instituições educacionais. Na "Mostra de Educação Ambiental do Município de São Carlos", por sua vez, docentes da rede municipal de ensino apresentarão projetos na área que desenvolveram ao longo de 2019 com seus alunos, que também podem ser complementados ou aprimorados no contato com as propostas dos estudantes de Engenharia.

Às 8h30, às atividades começam com mesa de abertura no Anfiteatro Bento Prado Júnior, área Norte do Campus São Carlos. Está prevista a participação da Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, e do Prefeito de São Carlos, Airton Garcia, dentre outras autoridades. Às 10 horas, no mesmo local, será feita apresentação oral dos melhores trabalhos e, das 10h30 às 16 horas (com intervalo para almoço das 12h30 às 14 horas), pôsteres com as demais iniciativas serão apresentados na área externa da Biblioteca Comunitária (BCo), também na área Norte.

A organização das Mostras é dos docentes responsáveis pela disciplina "Ciências do Ambiente", Dalva Maria da Silva Mattos e Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, ambos do Departamento de Hidrobiologia (Dhb) da UFSCar; de Carla Eloísa Diniz dos Santos, que foi docente da disciplina (hoje atuante em outra instituição); de Rosane Oliveira Costa, pós-doutoranda vinculada ao DHb; e de Isabela Pelatti, Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, e Anna Paula Luzia, Chefe da Seção de Informações Ambientais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos.