Adriana Arruda - Publicado em 05-02-2020 13:00
UFSCar oferta curso sobre alfabetização para estudantes com deficiência
Curso é oferecido na modalidade a distância a professores da Educação Básica (Imagem: Divulgação)
Está aberto o período de inscrição no curso de aperfeiçoamento em Alfabetização para Estudantes com Deficiência (AlfaDef), oferecido pelo Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, em parceria com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é capacitar professores da Educação Básica das redes públicas de ensino em relação a elementos norteadores da alfabetização para estudantes com deficiência, respeitando as individualidades e as necessidades de aprendizagem para cada público específico.

O curso, gratuito e ofertado na modalidade a distância, tem carga horária de 180 horas, com início em maio e término em outubro de 2020. Ao longo dos meses, serão trabalhadas disciplinas que abordam alfabetização digital e deficiência, além de alfabetização para estudantes cegos e com baixa visão, surdos, surdocegos, com deficiência física, com transtorno do espectro autista e com deficiências física e intelectual.

As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de março, exclusivamente pelo site do curso, por meio de preenchimento de formulário e envio de documentação, detalhada no edital. O processo de seleção será realizado em etapa única eliminatória, que consiste em análise documental, por ordem de inscrição, até serem completadas as vagas. As demais inscrições deferidas farão parte de uma lista de espera.

Mais informações sobre a iniciativa estão no edital, disponível em https://alfadef.faiufscar.com/#/, e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail alfadef@ufscar.br.