Fabricio Mazocco - Publicado em 24-02-2021 17:00
UFSCar ofertará 2.893 vagas, por meio do SiSU, para ingresso em 2021
Inscrições têm início em 6 de abril. (Imagem: Divulgação)
A UFSCar assinou, junto ao Ministério da Educação (MEC), o Termo de Adesão ao SiSU - Sistema de Seleção Unificada, confirmando a oferta de 2.893 vagas, em 64 opções de cursos de graduação presenciais, para ingresso no primeiro semestre de 2021.

O Termo de Adesão ao SiSU contém informações sobre os pesos e as respectivas notas mínimas para cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em cada opção de curso e turno. Além disso, explicita a forma de distribuição das vagas, de acordo com o estabelecido pela Lei nº 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016), que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de Ensino Técnico de nível Médio.

Estão detalhadas, no Termo de Adesão, as informações sobre a documentação exigida para matrícula dos candidatos que se inscreverem em cada uma das oito modalidades de concorrência previstas pela Lei nº 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016), que determina a reserva de 50% das vagas para candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, desdobrando-se esse critério inicial em outros que incluem autodeclaração de raça/cor, renda familiar e, também, pessoas com deficiências (PcD).

Além disso, estão previstos no Termo os procedimentos que serão adotados, pela UFSCar, para a verificação da autodeclaração de raça/cor de candidatos que fizerem a opção por modalidades destinadas às pessoas negras (pretas ou pardas). No caso das vagas reservadas para PcD, o Termo de Adesão já reflete a aplicação dos novos cálculos estabelecidos pela Portaria Normativa MEC n°1.117 de 1/11/2018, publicada no DOU de 5/11/2018, que redefine a forma de cálculo das vagas reservadas para pessoas com deficiências. Em razão de tais modificações, as vagas para PcD somam 66 em 28 opções de cursos.

Calendário de inscrições pelo SiSU
O MEC divulgou, no dia 22/2/2021, o cronograma do SiSU 2021, sistema por meio do qual os candidatos poderão fazer suas inscrições para concorrer a uma vaga na Universidade, seja na modalidade de ampla concorrência, seja nas modalidades específicas da Lei nº 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016).

De acordo com o MEC, as inscrições estarão abertas de 6 a 9 de abril. O resultado da primeira chamada sairá no dia 13 de abril e as matrículas deverão ser feitas entre os dias 14 a 19 de abril, seguindo o calendário específico de cada instituição. Quem não for convocado na primeira chamada ainda poderá incluir o nome na lista de espera, entre os dias 13 a 19 de abril, para ter a chance de participar das demais chamadas, cujas datas constarão no edital a ser divulgado em breve pela UFSCar.

O Termo de Adesão, com informações gerais sobre o ingresso na graduação e documentação exigida para matrícula, está disponível em www.ingresso.ufscar.br. Outras informações podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG) da UFSCar, pelo e-mail ingresso@ufscar.br.

Confira:
- Termo de Adesão da UFSCar ao SiSU 2021.