Fabricio Mazocco - Publicado em 13-10-2021 13:00
CDMF promove segunda edição do Encontro Virtual de Materiais e Ciência
Evento acontece nos dias 9 e 10 de novembro (Imagem: Divulgação)
O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) promove, nos dias 9 e 10 de novembro, a segunda edição do Encontro Virtual de Materiais e Ciência (e-Mat&Sci2). O evento, que em sua primeira edição contou com a apresentação de quase 200 trabalhos, tem como objetivo proporcionar o diálogo entre pesquisadores e o compartilhamento de conhecimentos produzidos nas áreas de Ciência e Engenharia de Materiais, considerando o contexto de prolongamento da pandemia de Covid-19.

O e-Mat&Sci2 é destinado a pesquisadores em todos os níveis, desde a Iniciação Científica até o pós-doutorado, além de docentes, técnicos e quaisquer outras pessoas interessadas em conhecer melhor a área, assim como acontece no Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais Funcionais (SPIMF), que se encontra suspenso devido às orientações sanitárias.

O encontro, com inscrição gratuita até o dia 20 de outubro, contará com palestras de pesquisadores renomados e sessões de apresentações de trabalhos nas áreas de Optoeletrônica; Catálise; Síntese de Materiais Funcionais; Educação e Difusão em Materiais; Teoria Computacional; Energia; Saúde; e Meio Ambiente.

Os palestrantes confirmados para o evento são Anna Hankin, pesquisadora do Imperial College London; Lourdes Gracia, professora da Universitat de València; Jefferson Bettini e Mateus Borba Cardoso, pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano-CNPEM); Daniel Corrêa, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Daniel Leiva, professor do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar.

Os trabalhos, que serão apresentados em sessões virtuais, devem ser submetidos para uma das áreas específicas abordadas no evento e podem ser redigidos em Português ou Inglês, contendo no mínimo duas e no máximo três páginas, obedecendo ao modelo (template) disponibilizado no site do Encontro. Os manuscritos devem ser enviados no ato da inscrição de seus autores (apresentadores), também até o dia 20 de outubro.

Mais informações sobre o e-Mat&Sci e sobre inscrições no evento estão disponíveis no site do CDMF. O e-Mat&Sci2 tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fapesp e recebe também investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).