Fabricio Mazocco - Publicado em 19-10-2021 13:00
Livros da EdUFSCar são finalistas de Prêmio ABEU
Dois livros da EdUFSCar estão concorrendo ao Prêmio (Imagem: Reprodução))

Dois livros publicados pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) estão entre os finalistas do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

Na categoria Ciências Naturais e Matemática, concorre o livro "Biomassa: estrutura, propriedades e aplicações", organizado por Arlene Gonçalves Corrêa e Jean Marcel Ribeiro Gallo, docentes do Departamento de Química (DQ) da UFSCar. Tendo em vista o crescimento da utilização da biomassa como fonte renovável para a produção de energia elétrica e de biocombustíveis (etanol, biodiesel, biogás etc.) e o seu emprego como uma fonte de material de partida na produção de diversas substâncias orgânicas que servirão como insumos nos mais variados processos industriais, a obra, que foi lançada em 2020, aborda os diversos aspectos da biomassa, desde a sua estrutura até sua valorização e utilização em biorrefinarias. Devido ao seu papel fundamental, os processos catalíticos para a produção de commodities e outros produtos de maior valor agregado a partir da biomassa são discutidos em detalhes, com exemplos recentes da literatura.

Na categoria Ciências Sociais Aplicadas, está entre os finalistas "O trabalho em crise: flexibilidade e precariedades", organizado pelos docentes Marcia de Paula Leite, da Faculdade de Educação e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Magda Barros Biavaschi, também do IFCH e do Instituto de Economia da Unicamp; Carlos Salas, do Departamento de Economia da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), México; e Jacob Carlos Lima, do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar. Lançada em 2020, a coletânea foi organizada a partir de um seminário internacional, realizado no final de 2017, na Unicamp, no âmbito do projeto temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) intitulado "Contradições do trabalho no Brasil atual: formalização, terceirização, precariedade e regulação". A publicação discute temas relacionados às reformas trabalhistas em curso na América Latina, às tendências do sindicalismo, às novas experiências do trabalho, em termos de gestão e precarização do trabalho, e às perspectivas para o futuro do trabalho na América Latina e nos países ocidentais de maneira geral. Informações mais detalhadas sobre essa obra podem ser conferidas em matéria no Portal da UFSCar.

O anúncio dos vencedores será no dia 23 de novembro, às 19 horas, pelo canal do YouTube da ABEU. Mais informações sobre a premiação estão disponíveis no site do Prêmio da ABEU.

Os dois livros podem ser adquiridos no site da EdUFSCar.