João Eduardo Justi - Publicado em 19-10-2021 17:00 - Atualizado em 19-10-2021
UFSCar tem programação especial na 18ª Semana Nacional de C&T
Atividades online acontecem entre 20 e 22 de outubro (Imagem: Reprodução)

Ao longo desta semana, está sendo realizada em todo o território nacional a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população em geral. A ideia é estimular a curiosidade e motivar as pessoas a discutirem as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos em diferentes áreas.

O tema da SNCT em 2021 é "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta". A temática visa problematizar as questões que ultrapassam fronteiras, em busca de ações e políticas em CT&I cooperadas, integradas e convergentes.

Na UFSCar, a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) preparou uma programação diversificada, que contempla todas as áreas do conhecimento em uma perspectiva transversal. No dia 20 de outubro, quarta-feira, às 9 horas, a conferência de abertura terá o tema "Por uma tecnociência (transversal) e solidária" e contará com a participação do professor Renato Dagnino, do Departamento de Política Científica e Tecnológica, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Às 10h30, haverá a mesa-redonda "Pandemia e universidade", com os professores Bernardino Geraldo Alves Souto e Gustavo Nunes de Oliveira, do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar. Para a parte da tarde, está programada a mesa que comemora os 15 anos de atuação do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar, além de minicursos sobre aspectos éticos das pesquisas com seres humanos e ainda sobre o papel do Concea/Ceua na experimentação animal. Às 19 horas, dando continuidade às comemorações dos 15 anos do Ouroboros, acontecerá uma live com depoimentos a respeito do Núcleo.

Na quinta-feira, dia 21, às 9 horas, a professora Vera Alves Cepeda, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar, proferirá a conferência "Ciência, inovação e desenvolvimento: correlações e desafios". Para às 14 horas, está prevista a mesa-redonda "Microplástico: uma história da sua origem ao seu destino, passando por seus impactos e por você", com o professor Walter Ruggeri Waldman, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So), e a professora Roberta Urban, do Departamento de Química (DQ).

Às 15h30, será realizada atividade cultural com o Centro de Culturas Indígenas da Lagoa do Sino e, às 17 horas, a mesa-redonda "Parents in Science - Maternidade e Ciência", com as professoras Lígia Mara Boin Menossi de Araújo, do Departamento de Letras (DL), e Andrea Rodrigues Ferro, do Departamento de Economia (DEco-So). A segunda live sobre os 15 anos do Ouroboros acontecerá às 19 horas, encerrando as atividades do dia. O cronograma do dia está disponível aqui.

Na sexta-feira, dia 22, a programação continua: às 9 horas, ocorrerá a mesa-redonda "Preconceito, universidade e ciência", com as professoras Ana Cristina Juvenal da Cruz, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), e Viviane Melo de Mendonça, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So).

Para às 10h30, está programada a mesa-redonda "Biossensores e Covid-19: desafios para a pesquisa", com os professores Bruno Janegitz, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar), e Fernando Vicentini, do Centro de Ciências da Natureza (CCN).

Na parte da tarde, às 14 horas, o tema "Pesquisa, inovação e financiamento: os impasses do cenário atual" será debatido pelos professores Luiz Antonio Pessan, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), e Deisy das Graças de Souza, do Departamento de Psicologia (DPsi).

Já às 15h30, a mesa-redonda tratará de "Inovação, pandemia e os desafios do atual contexto", com a professora Ana Lucia Torkomian, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), e o professor Rafael Aroca, do Departamento de Computação (DC).

Na conferência de encerramento, às 17 horas, o professor Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, do Departamento de Física (DF) da UFSCar, discutirá "Como o cientista pode combater as fake news e o negacionismo científico". A última live do evento, prevista para às 19 horas, apresenta mais algumas memórias em comemoração aos 15 anos do Ouroboros.

A programação é online e, para participar, é necessário fazer inscrição pelo site do evento, onde constam as informações completas sobre temas, horários, palestrantes e links de acesso. A SNCT é promovida pelo MCTI em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o País. Detalhes em https://semanact.mcti.gov.br.