Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 20-10-2021 16:00
Professor da UFSCar publica ensaio sobre policiamento em periódico belga
Ensaio está disponível na Internet (Imagem: Cesar Alves Ferragi)
Ensaio está disponível na Internet (Imagem: Cesar Alves Ferragi)
Cesar Alves Ferragi, professor do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, publicou no periódico belga "Criminological Encounters" (Encontros Criminológicos), na edição "Criminologia na América Latina: Entre as importações culturais e os caminhos da descolonização", uma contribuição acadêmico-artística, intitulada "Police: Forgotten Soldiers" (Polícia: Soldados Esquecidos), fruto de sua pesquisa de doutorado combinada com narrativa fotográfica. As fotos, tiradas entre 2009 e 2010, refletem sobre o significado do policiamento comunitário para o Brasil.

O ensaio analisa a resposta institucional da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) à adoção de práticas de policiamento comunitário importadas do sistema japonês "koban" (sistema baseado na polícia de bairro), como forma de responder às demandas sociais urgentes de uma grande cidade brasileira. Também aborda questões ligadas aos impactos do consumo de crack.

"Em suma, o ensaio destaca desafios incongruentes às autopercepções e rotinas diárias dos policiais. Muitos passaram a responder por meio de esforço pessoal, realizando atividades de serviço social. No entanto, a ideia de ser um ?assistente social?, em busca de solução para profundas desigualdades sociais, parece conter em si uma promessa que muitos oficiais, principalmente sargentos, não conseguem cumprir", afirma Ferragi.

As fotos estão disponíveis por meio de uma licença Creative Commons, com legendas em Inglês e Japonês, e podem ser acessadas neste endereço. Uma versão resumida do ensaio está disponível, em Português, em artigo publicado pelo professor, no LinkedIn.