Fabricio Mazocco - Publicado em 02-12-2021 13:00
Livros da EdUFSCar recebem prêmios da ABEU
Obras da EdUFSCar recebem prêmios (Imagem: Reprodução)
Dois livros publicados pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) estão na lista dos agraciados do 7° Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), anunciado no último dia 27 de novembro, em cerimônia transmitida pelo canal do YouTube da ABEU.

O livro "Biomassa: estrutura, propriedades e aplicações", organizado por Arlene Gonçalves Corrêa e Jean Marcel Ribeiro Gallo, docentes do Departamento de Química (DQ) da Universidade, foi o vencedor na categoria Ciências Naturais e Matemática. A obra, que foi lançada em 2020, aborda os diversos aspectos da biomassa, desde a sua estrutura até sua valorização e utilização em biorrefinarias. Devido ao seu papel fundamental, os processos catalíticos para a produção de commodities e outros produtos de maior valor agregado a partir da biomassa são discutidos em detalhes, com exemplos recentes da literatura.

"Ficamos muito felizes com o prêmio. É um reconhecimento pelo nosso trabalho e reflete também a importância do tema abordado. O nosso objetivo com a organização deste livro era incentivar os pesquisadores da área a desenvolver novos métodos para a valorização da biomassa. O uso dela, que é um material de consumo renovável, para produção de energia e de outros bens de consumo em substituição ao petróleo, atende aos preceitos da economia circular", explica Corrêa.

Na categoria Ciências Sociais Aplicadas, a obra "O trabalho em crise: flexibilidade e precariedades" ficou em terceiro lugar. Lançada em 2020, a coletânea é organizada pelos docentes Marcia de Paula Leite, da Faculdade de Educação e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Magda Barros Biavaschi, também do IFCH e do Instituto de Economia da Unicamp; Carlos Salas, do Departamento de Economia da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), México; e Jacob Carlos Lima, do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar. O projeto da publicação nasceu de um seminário internacional, realizado no final de 2017, na Unicamp, no âmbito do projeto temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) intitulado "Contradições do trabalho no Brasil atual: formalização, terceirização, precariedade e regulação". São abordados no livro temas relacionados às reformas trabalhistas em curso na América Latina, às tendências do sindicalismo, às novas experiências do trabalho, em termos de gestão e precarização do trabalho, e às perspectivas para o futuro do trabalho na América Latina e nos países ocidentais de maneira geral.

"Ficamos surpresos e muito alegres pelo reconhecimento. A indicação fechou com chave de ouro dez anos de pesquisas e colaboração Unicamp-UFSCar", comenta Lima, um dos organizadores da obra.

O diretor da EdUFSCar, Wilson Alves-Bezerra, também celebra a premiação: "Quando um livro da EdUFSCar figura como finalista num prêmio como o da ABEU, ou quando ganha esse prêmio, é motivo de alegria, não apenas para as pessoas que o escreveram. Reconhece-se a seriedade também do corpo de pessoas que o produziram, da equipe da editora como um todo. Isso é importante para nós, pois é um indicativo de que estamos no caminho correto, de colocar em circulação o conhecimento produzido sob a forma de livros. Ao premiar-se um livro da EdUFSCar, reconhece-se o trabalho de nossa comunidade. É um estímulo e tanto!"

A lista completa dos vencedores pode ser conferida no site da ABEU. Esses e demais títulos da EdUFSCar podem ser adquiridos pelo site da Editora.