Analice Gaspar Garcia - Publicado em 21-06-2022 15:27
Biblioteca de Lagoa do Sino recebe acervo literário de Raduan Nassar
Servidores dos campi Lagoa do Sino e São Carlos estão envolvidos no projeto (Foto: Tiago Santi)
Livros sobre ciência política, arte, filosofia, romance, poesia, ficção e contos. Mais de 1,5 mil títulos da literatura brasileira, portuguesa e árabe do acervo pessoal do escritor e Doutor Honoris Causa da UFSCar, Raduan Nassar, passam agora a fazer parte do acervo da biblioteca do Campus Lagoa do Sino, a partir de doação realizada à Universidade. Assista a matéria sobre o acervo.
Alberto Carmassi, Diretor do Campus Lagoa do Sino, explica que a transferência de parte do acervo literário de Raduan Nassar para a UFSCar era um projeto antigo e que, a partir do trabalho da atual gestão da Universidade, foi colocado em prática, com o objetivo final de tornar o acervo acessível para a comunidade interna e também externa.
"Raduan Nassar é de fundamental importância para a história da UFSCar e o responsável pela implementação do Campus Lagoa do Sino. Ter parte do seu acervo literário aqui é mais um presente para a comunidade universitária que, em breve, terá essas obras à disposição", disse.
Para colocar esse projeto em prática e iniciar o processo de implementação de um espaço no Campus para abrigar o acervo e disponibilizá-lo ao público, no segundo semestre deste ano, uma equipe composta por representantes do Campus Lagoa do Sino, do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI-UFSCar), além da Chefe de Gabinete da Reitoria, Lourdes de Sousa Moraes, e da Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa, Diana Junkes Bueno Martha, mobilizou-se para avaliar, preparar e transportar o acervo de uma fazenda do autor, localizada na região, para o Campus Lagoa do Sino, exatamente como ele estava disposto e organizado na residência do escritor.
"Para o processo de transferência, cada livro recebeu o que se convencionou denominar de filipetas, que foram colocadas nos livros, constando a localização exata das salas, as estantes de madeira e as prateleiras que estavam na propriedade. Conforme as caixas eram embaladas, recebiam uma numeração de maneira a facilitar a montagem e a reorganização dos livros, mantendo a mesma ordem deixada pelo Raduan Nassar. Também foram trazidas as estantes de madeira e algumas peças de artesanato. Entre os livros, haviam documentos que estão sendo avaliados", conta Lissandra Pinhatelli de Britto,  Diretora da Biblioteca Lagoa do Sino.
Atualmente, o acervo está localizado em uma sala no Bloco 4, recebendo o processo de higienização e tratamento técnico para ser disponibilizado para a comunidade universitária em breve.
Diana Junkes Bueno Martha, Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e pesquisadora da área de literatura brasileira junto ao Departamento de Letras (DL), destaca a importância da obra de Raduan Nassar para a literatura.  "A obra de Raduan tem um significado único. Ela é uma voz única na história da literatura brasileira, não só por articular uma alta carga criativa, um profundo domínio dos usos da linguagem, mas também por ter uma força política. Ela diz muito do que nós somos como sujeitos nesse mundo que é tão desigual e tão pautado também pelos afetos".