Fabricio Mazocco - Publicado em 08-09-2022 13:30
Professor da UFSCar lança novo single
Ete é o nono single lançado pelo músico. (Imagem: Reprodução)
"Mal Sabe Ela" é o título do novo single composto e produzido pelo músico independente e professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, Antonio C. Leme Jr (ou Jr, o Antonio, como é conhecido). A canção, que estará disponível nas plataformas digitais a partir desta sexta-feira, 9 de setembro, será lançada pelo selo independente Cafofo Produções.

"Composta nos últimos meses do período de isolamento social devido à pandemia, 'Mal Sabe Ela? pode ser entendida como um texto de três partes: nas estrofes, fala-se do encontro que ainda não aconteceu, mas que já se anuncia; no pré-refrão, aponta-se o início de um novo tempo, na figura do sol que nasce; e, finalmente, no refrão, vem o ?comando? que tanto queríamos receber ao longo dos últimos anos: 'Vai pra rua que eu vou estar lá'", explicou o docente e compositor.

O single articula elementos percussivos de escolas de samba a outros, vindos da música eletrônica, sempre acompanhados do timbre clássico do piano Rhodes, mistura essa característica do repertório recentemente rotulado como Nova MPB. Na lista de composições do professor, a nova canção se diferencia daquelas voltadas para o Jazz ("Vertical Badassitude") e para o público infantil ("Ciranda de Junho" e "Canção de Miar"), aproximando-se dos singles "Vou Te Chamar" e "Do Lado de Lá", lançados no ano passado também de forma independente.

"O processo de composição se dá no piano, onde melodia, prosódia e harmonia se articulam de forma a gerar a canção 'em si', ou seja, o texto (musical e linguístico). Na etapa seguinte, outros instrumentos e efeitos são incluídos (etapa de construção do arranjo), com o auxílio de softwares de produção musical. Tudo é tocado no piano por mim e, posteriormente, convertido no timbre necessário: linhas de baixo ou acordes de guitarra, por exemplo", revelou o músico.

O professor, que ministra na UFSCar a disciplina Harmonia da Música Popular, entre outras, aponta para a relevância que a harmonia tem em suas composições. "Harmonia é o estudo da combinação de frequências musicais. Notas simultâneas geram acordes e as combinações de acordes ao longo do tempo constituem o itinerário harmônico de uma obra musical. Explorar as possibilidades dessas combinações é uma parte importante do compositor de canção, especialmente no idioma da MPB", finalizou.

"Mal Sabe Ela" e outras produções de Jr, o Antonio, podem ser conferidas nos canais do professor e em todas as plataformas de streaming, acessíveis a partir de seu perfil @jr_oantonio no Instagram.