Fabricio Mazocco - Publicado em 08-09-2022 14:30
Pesquisadores da UFSCar recebem prêmio internacional
Os premiados no evento. (Imagem: Arquivo Pessoal)

Mais uma vez a UFSCar conquista importantes prêmios na área de pesquisa em vidros. João Vitor Campos, pesquisador de pós-doutorado, sob supervisão de Ana Candida Martins Rodrigues, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), e Ricardo Felipe Lancelotti, doutorando orientado por Edgar Dutra Zanotto, também do DEMa, foram premiados com o IYOG (International Year of Glass) Future Fellows, como incentivo à participação no 26th International Congress on Glass 2022 (26th ICG) em Berlim. Ambos são vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), bolsistas FAPESP e pertencentes ao Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação em Vidros (CeRTEV), sediado na UFSCar.

"Eu me senti muito honrado. Foi muito emocionante receber o certificado da premiação em meio a tantos pesquisadores de ponta", afirmou Campos, que ainda destacou o privilégio de participar do Congresso e conhecer pessoas com as quais poderá estabelecer futuras parcerias. A supervisora do pós-doutorando ressaltou que, com essa premiação, ele foi considerado um jovem promissor para a área de pesquisa em vidros.

Lancelotti também destacou a premiação: "Eu fiquei bastante feliz. A premiação mostra que estamos no caminho certo, fazendo pesquisa de ponta." "Do ponto de vista do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), este prêmio internacional fortalece e consolida a noção de que estamos realizando pesquisa inovadora e competitiva em nível mundial, em fase com os melhores grupos vidreiros deste planeta. Também demonstra que os alunos do PPGCEM têm nível de excelência", ressaltou o orientador.

Ao todo, o evento recebeu 879 participantes de 37 países e mais de 500 trabalhos apresentados de forma oral e como pôster. Os 17 jovens pesquisadores selecionados foram avaliados pela Sociedade Alemã de Ciência e Tecnologia em Vidros (Deutsche Glastechnische Gesellschaft - DGG), em conjunto com a Comissão Internacional em Vidros (International Commission on Glass - ICG) e com o Instituto de pesquisa Otto Schott da Friedrich Schiller University of Jena.

Pesquisas
Campos apresentou de forma oral e em pôster o trabalho intitulado "Flash sintering with concurrent crystallization of Li1.5Al0.5Ge1.5(PO4)3 glass-ceramics". Nesse estudo, foi utilizado campo e corrente elétrica, capaz de reduzir em até 90% o consumo energético do processo de cristalização com sinterização concorrente de vidros do sistema Li2O·Al2O3·GeO2·P2O5 (LAGP), com potencial aplicação como eletrólitos sólidos em baterias de lítio, em comparação com as técnicas convencionais. Além da redução considerável no consumo energético, a técnica proposta é capaz de obter o material cristalino em questões de segundos, processo que convencionalmente demanda centenas de minutos.

Até o momento, essa técnica de cristalização ultrarrápida de vidros foi testada em dois sistemas, sendo que o objetivo agora é expandir o estudo para verificar se esse novo método é capaz de acelerar a cristalização de outros sistemas vítreos e também estudar a possibilidade de realizar co-sintering, isto é, sinterizar e cristalizar material  em uma única etapa. "Ainda estamos em uma escala laboratorial, ou seja, cristalizando pastilhas de pequena dimensão. Todavia, para aplicação como eletrólitos sólido, as dimensões estudadas já são equivalentes às usadas em baterias do tipo coin cell. Portanto, trata-se de uma técnica com grande potencial para ser aplicada industrialmente", explicou Campos.

Já o trabalho de Lancelotti, "Structural relaxation dynamics of a silicate glass via changes in three properties", também apresentado de forma oral e em pôster, abordou o processo de relaxação estrutural de um vidro modelo, o dissilicato de lítio. O objetivo foi comparar a relaxação estrutural através da mudança em três propriedades: índice de refração, condutividade iônica e temperatura de transição vítrea. O conhecimento da cinética e do mecanismo de relaxação é importante para a ciência e tecnologia de materiais, já que são relacionados à têmpera, à estabilidade e ao alívio das tensões térmicas residuais durante a fabricação de vidros. A análise dos resultados mostrou que, apesar de a estrutura relaxar sempre do mesmo modo, a cinética de relaxação medida é fortemente dependente da propriedade analisada, resolvendo uma persistente controvérsia na literatura.

"O conhecimento detalhado do fenômeno de relaxação estrutural é importante para a ciência e tecnologia de materiais, já que é relacionado à têmpera, a estabilidade e ao alívio das tensões térmicas residuais durante a fabricação de vidros", detalhou Lancelotti.

Pela premiação, Campos recebeu ? 2500, desconto de 50% na inscrição do congresso, certificado de premiação e um ano de filiação à ICG; e Lancelotti recebeu a isenção da inscrição do congresso e certificado de premiação.