Gisele Bicaletto - Publicado em 08-09-2022 17:00
Laboratório da UFSCar visita escolas de São Carlos
Atividade de observação de microrganismos realizada durante a visita (Foto: Gisele Bicaletto)
Ver de perto alguns microrganismos e saber como bactérias, vírus e fungos estão presentes em nosso dia a dia foram algumas das oportunidades criadas por uma visita do Laboratório de Biodiversidade e Processos Microbianos (LBPM) da UFSCar a uma escola de São Carlos. A atividade foi realizada com crianças que estão no 4º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 10 anos, de forma articulada aos conceitos trabalhados em sala de aula, em disciplinas como Geografia, História e, até mesmo, Matemática.

"Levar a Ciência que fazemos para as escolas é importante para mostrar um ponto de vista mais aplicado e aprofundado do que vemos nos livros. Além disso, é uma forma de demonstrar a importância de estudar, de fazer Ciência e, a partir dela, poder desenvolver coisas fantásticas. Isto faz a garotada sonhar e serve de inspiração", aponta Hugo Sarmento, docente no Departamento de Hidrobiologia da UFSCar e coordenador do LBPM.

Além da apresentação e da interação com o professor da UFSCar e com os graduandos Eloisa Hummer e Israel de Oliveira, que integram a equipe do LBPM, as crianças usaram as lupas binoculares do Laboratório, equipamentos semelhantes ao microscópio, para conhecerem fungos que crescem em diferentes substratos. Também puderam observar com uma lupa os detalhes microscópicos da pele, das unhas, do cabelo e da mesa da sala de aula, em uma experiência real que o Laboratório promoveu com cada participante.

Hugo Sarmento também falou, mais especificamente, sobre o microbioma marinho e a sua importância para a produção do oxigênio e o bem-estar do Planeta. As crianças conheceram o AtlantECO, projeto internacional que investiga os microrganismos presentes no oceano, por meio de expedições que reúnem pesquisadores de diferentes países, inclusive os que integram o LBPM. Os alunos viram de perto microplásticos e o plâncton - com vários microrganismos que vivem nos oceanos - e entenderam como o plástico pode afetar a vida marinha. "Às vezes, a Ciência revela problemas, como a poluição por plástico nos oceanos. Assim, trabalhamos com a conscientização sobre gerir resíduos e descartes de forma adequada e reduzir utilização desse material", explica Sarmento.

Para Cristiane Ribeiro, professora da turma do quarto ano, a experiência de ver, na prática, os conceitos do livro é importante para o processo de aprendizagem dos alunos. "Essa experiência de trazer para a vida real o conhecimento do livro é enriquecedora porque eles podem tocar, sentir e compartilhar essas sensações e o aprendizado com o amigo. Além disso, para mim, como professora, é uma realização vê-los vivenciarem essa experiência e verem o conhecimento de tão perto", afirma.

Para Gabriel, de 9 anos, que participou das atividades, a visita da UFSCar foi divertida e interessante "Eu gostei muito de ver o fungo que se mexe muito rápido. É muito legal". Para Sofia, também de 9 anos, saber sobre o oceano foi o maior destaque. "Eu gostei de saber que eles já viajaram pelo mar de todo o mundo, principalmente na Antártida". "Eu gostei de ver as coisas bem de perto na lupa", comemorou Otávio, da mesma idade.

O docente da UFSCar considera que levar as atividades do Laboratório para as escolas é uma forma de despertar o interesse das crianças e atraí-las para o mundo da pesquisa e da Ciência, além do trabalho de conscientização feito junto a esse público. "Através das crianças conseguimos chegar nos adultos, e muitas das transformações de mentalidade chegam pelas crianças que levam as reflexões para os seus pais e mães", conclui Sarmento.

Agendamento de visitas
A visita do LBPM da UFSCar às escolas é gratuita e as instituições interessadas podem entrar em contato pelo e-mail lmpbufscar@gmail.com ou pelas redes sociais do Laboratório no Instagram, Facebook e Twitter.