Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 11-11-2022 13:00
UFSCar promove lives sobre a presença da mulher negra na universidade
UFSCar promove lives para debater a presença da mulher negra na universidade. Imagem: Divulgação
No dia 18 de novembro, próxima sexta-feira, a UFSCar realiza uma série de lives no Instagram para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Nessa data, é lembrada a luta das pessoas negras através da história de um dos grandes líderes da resistência negra e da busca por liberdade, Zumbi dos Palmares.

Em quatro transmissões, será debatida, com servidoras, estudante e egressa, a "Presença da Mulher Negra na Universidade Pública", assim como suas conquistas e desafios. "Essas lives são uma forma de homenagear a comunidade universitária negra, ressaltar sua batalha diária contra o racismo, sua produção de conhecimento e sua participação imprescindível para a construção da Universidade", afirma Mariana Luz, diretora da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar.

A primeira live está prevista para as 10 horas com a professora Maria do Carmo de Souza, do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Às 11 horas, tem início o bate-papo com a tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Português Sarah Lís, servidora técnico-administrativa da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Universidade. Às 12 horas, a convidada é a linguista Nani Nunes, formada na UFSCar e, atualmente, Subdiretora do Departamento de Coordenação de Políticas Públicas, na Diretoria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Públicas de Ribeirão Bonito. Por fim, às 13 horas, a conversa é com Linderlane Pereira de Souza, licencianda do curso de Geografia da UFSCar.

Todas as lives, que serão transmitidas pelo Instagram UFSCar Oficial, ficarão disponibilizadas na rede social. Além desta ação, na semana de 21 a 25 de novembro, a UFSCar promove também uma série de divulgações especiais sobre atividades, pesquisas, publicações, produções artísticas e projetos voltados à temática afro-brasileira. Estudantes, servidoras e servidores que desejam ter suas iniciativas divulgadas podem se inscrever pelo e-mail ccs@ufscar.br, enviando seus dados e o projeto em anexo. Os interessados podem enviar os trabalhos para a Chamada Pública até o dia 18 de novembro.