Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 18-11-2022 13:00
UFSCar recebe propostas para licenciar tecnologia contra Cancro Cítrico
UFSCar recebe propostas para licenciar tecnologia de combate ao Cancro Cítrico (Imagem: Divulgação)
A Agência de Inovação da UFSCar recebe inscrições na concorrência pública de propostas de empresas interessadas no licenciamento de compostos químicos recém-patenteados e voltados ao controle do Cancro Cítrico. Aquela que apresentar a oferta mais vantajosa irá adquirir os direitos exclusivos para uso e exploração comercial da tecnologia. Além disso, por meio de Contrato de Licenciamento, a empresa terá autorização válida por um período de 10 anos - podendo ser renovada, para fins de produção e desenvolvimento.

Com o título "Uso de Compostos Químicos Inibidores da Fosfomanose Isomerase para Controle do Cancro Cítrico e Fitopatologias Associadas ao Gênero Xanthomonas", a tecnologia - que está em fase de teste em escala reduzida - foi depositada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em maio de 2021. A patente é de titularidade da UFSCar, da USP e da empresa FundeCitrus.

O Edital de oferta tecnológica pública para o licenciamento dos direitos para uso da tecnologia, com exclusividade, no Brasil, recebe propostas até as 17 horas do dia 22 de novembro. Para participar, os interessados devem ter experiência em projetos relacionados à aplicação da tecnologia, comprovar sua capacidade técnica para exploração da inovação e possuir na sociedade, tanto em cargos gerenciais como nos setores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, profissionais egressos ou com vínculo com a UFSCar e ou com a USP.

Os documentos exigidos devem ser entregues em envelope, com os valores, se for o caso, que serão pagos à UFSCar pelo acesso e licença à tecnologia, como taxa de interesse (Up front), royalties e sublicenciamento, na Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar, localizada na Área Norte do Campus São Carlos da Universidade. Mais informações pelo e-mail inovacao@ufscar.br.

Confira o Edital na íntegra.