Analice Gaspar Garcia - Publicado em 22-11-2022 11:00
Renaturalização do Córrego do Monjolinho é contemplada em edital
Área do Córrego do Monjolinho (Reprodução)

O projeto de descomissionamento da barragem da represa da UFSCar, no Campus São Carlos, e de renaturalização do Córrego do Monjolinho foi um dos dez aprovados no Edital "Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades", lançado pela World Resources Institute (WRI). O projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos.
Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, docente do Departamento de Hidrobiologia (DHb) e coordenador do Grupo de Trabalho Temáticos do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE), explica que a aprovação no edital fortalece a colaboração entre a UFSCar e a Prefeitura Municipal de São Carlos, e reconhece a importância do projeto de renaturalização do Monjolinho e do seu entorno, associada ao uso de Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) por uma entidade reconhecida internacionalmente, como é o caso da WRI.
O Grupo Gestor da Barragem deverá começar a realizar estudos técnicos iniciais necessários para o projeto, como levantamento topográfico da área e estudo hidráulico/hidrológico detalhado. Parte dos recursos para esses estudos deverá vir do Fundo Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação.
Paralelamente a isso, ocorrerá um programa de mentoria e capacitação, pois o Edital da WRI prevê a participação das equipes dos projetos aprovados em um programa de capacitação especializada de nove meses para a estruturação técnica e financeira de projetos que utilizem SBNs. Além disso, os participantes do programa terão suporte para elaborar os planos de desenvolvimento dos seus respectivos projetos, bem como a oportunidade de se reunir com potenciais investidores e financiadores que possam viabilizar a implantação de tais projetos.
O projeto "Descomissionamento da barragem da represa da UFSCar (campus de São Carlos) e renaturalização do Córrego do Monjolinho" foi elaborado pelo Grupo Gestor relativo à Barragem do Monjolinho, constituído por meio da Portaria GR Nº 4942/2021, em função da barragem ter sido considerada como de risco alto e com dano potencial associado alto.
Assim, decidiu-se pelo descomissionamento da barragem, renaturalização do canal do Córrego Monjolinho e restauração ambiental do entorno usando SBNs, com o objetivo de devolver às comunidades são-carlense e universitária o convívio histórico com esse espaço para recreação, com rotas verdes para pedestres e criação de um parque linear; área para pesquisa e educação; efetiva gestão de risco urbano em relação ao iminente risco de rompimento da barragem; e restauração da funcionalidade ecológica dos ecossistemas aquáticos e terrestres. O projeto poderá servir como modelo para o descomissionamento de barragens urbanas no Brasil e integrar o Sistema de Espaços Livres de São Carlos.