Fabricio Mazocco - Publicado em 01-12-2022 13:00
Professor do DEMa é nomeado coordenador da Engenharias II da Capes
O professor Luiz Pessan, do DEMa. (Imagem: Divulgação)DEMa
O Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materias (DEMa) da UFSCar, Luiz Antonio Pessan, foi nomeado coordenador da Engenharia II da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma fundação vinculada ao Ministério da Educação. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 265, de 25 de novembro de 2022.

"Esta nomeação foi resultado de um longo processo em que a Capes realizou consultas à comunidade acadêmico-científica através das coordenações de programas de pós-graduação de cada área. Os nomes indicados passaram pelo crivo do Conselho Superior da Capes, que, com auxílio de uma Comissão, elaborou listas tríplices baseadas nos critérios estabelecidos como características para assumir tal posição, como ter reconhecida experiência em ensino e orientação de pós-graduação, pesquisa e inovação. As listas tríplices foram então submetidas à presidência da Capes, que nomeou o coordenador de cada área. Meu nome era o primeiro da lista tríplice para a Coordenação da Área de Engenharias II e foi o escolhido", explicou Pessan.

Os coordenadores das áreas de avaliação são responsáveis por ações na Capes como coordenar, planejar e executar as atividades das áreas, incluindo a Avaliação Quadrienal, acompanhamento de grupos e comissões regulares, participação e/ou interlocução com membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior e demais processos de avaliação das áreas.

A Área de Engenharias II, pertencente à Grande Área das Engenharias e ao Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, é composta basicamente por Programas de Pós-Graduação das seguintes Subáreas: Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Nuclear e Engenharia de Minas. No atual quadriênio, foram aprovados pela área dois novos cursos em Engenharia Têxtil, que passa então a fazer parte do rol de Subáreas.

Dados de 2019 mostram que a área tem um total de 83 programas acadêmicos, que estão assim distribuídos pelas Subáreas: 46 Programas de Engenharia Química, 2 Programas de Engenharia de Minas, 7 Programas de Engenharia Nuclear, 27 Programas de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, e 2 Programas de Engenharia Têxtil. Além destes, existem 12 Programas de Mestrado Profissional em funcionamento (sendo 5 em Engenharia Química, 5 em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, e 2 de Engenharia de Minas), completando assim, um total de 95 Programas na área.

"Já faço parte da Coordenação da Área de Engenharias II, no mandato que está se encerrando, como Coordenador Adjunto. Pretendo continuar com as atividades exitosas realizadas até então pelas Coordenações de Área anteriores, participar ativamente das discussões e contribuir para mudanças e melhorias nas atividades realizadas pela Capes como um todo e no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), intensificar a interação com os Programas de Pós-Graduação da Área de forma a contribuir para discussões de mudanças em curso, entendimento da avaliação e melhoria dos programas no desenvolvimento de suas atividades", detalhou Pessan, cujo mandato de coordenador recobre o período de 10/12/2022 a 15/03/2026.

"Creio ser uma oportunidade importante de continuar contribuindo para com a pós-graduação no País, e também levar o nome da UFSCar junto a Capes, diversas Instituições de Ensino Superior (IES) e outros órgãos de fomento e administração de pesquisa e pós-graduação", finalizou.

Mais informações sobre as nomeações estão disponíveis neste link.

Sobre o professor
Luiz Antonio Pessan é Engenheiro de Materiais pela UFSCar, mestre em Engenharia de Materiais também pela UFSCar e PhD em Engenharia Química pela University of Texas at Austin (1993), com pós-doutoramento pela University of Texas at Austin (1997). Foi chefe do DEMa da UFSCar (2016-2018; 2018-2020); coordenador de Área - Engenharias da FAPESP (2008-2018); coordenador Adjunto da Área Engenharias II da CAPES (2014-2018; 2018-2022); membro da Comissão de Avaliação da Área de Engenharias II da CAPES (triênio 07-09 e triênio 10-12); membro Titular e Coordenador do Comitê de Assessoramento em Engenharias de Minas e de Metalúrgica e Materiais - CAMM/CNPq (2010- 2013); Representante Titular (2022-2024) do Comitê Consultivo SciELO Brasil; coordenador da Rede de Centros de Inovação em Plástico e Borracha (Plasbor) - SIBRATEC/MCT (2009-2016), Presidente da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) (2013-2015, 2015-201717), Editor-in-Chief (2022-atual) e Editor Adjunto (2001-2021) do periódico Materials Research, entre outras funções. Proferiu aproximadamente 60 apresentações como plenárias, keynotes, palestras orais convidadas, mesas-redondas e webinars. Orientou e coorientou 32 teses de doutorado e 42 dissertações de mestrado.